Sobre a Vale

07/06/2018

Projeto Ararinha na Natureza, patrocinado pela Vale, é destaque no Jornal Nacional

O Projeto Ararinha na Natureza foi tema da reportagem especial do Dia do Meio Ambiente, veiculada em 5 de junho, no Jornal Nacional. A matéria mostrou como funciona o criadouro, em Minas Gerais, e exibiu entrevistas com especialistas que participam do projeto, além de belas imagens das ararinhas.

Patrocinada pela Vale desde 2012, quando começou, a iniciativa tem como objetivo devolver a espécie de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) à Caatinga, seu habitat natural.

Clique aqui para assistir a reportagem completa!

Desde 2000, a ararinha-azul é considerada extinta, mas, com ajuda da tecnologia de ponta e até mesmo de inseminação artificial, a iniciativa chega a 2018 com a marca de 158 exemplares da espécie no mundo, sendo 11 deles no Brasil. As aves ainda vivem em cativeiro, mas estão cada vez mais perto de voltarem ao seu verdadeiro lar. A previsão é de que sejam soltas em 2022, na Bahia.

A reportagem sobre o Projeto Ararinha na Natureza foi ao ar no dia em que o governo federal anunciou a criação de novas unidades de conservação, entre elas o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul, no sertão baiano. As duas regiões serão preparadas para receber as aves.

Estrela de cinema, saudável e fiel!
O bichinho que é personagem principal do projeto patrocinado pela Vale é também estrela de cinema. Você já assistiu ao filme Rio? A animação em 3D tem como protagonista uma ararinha-azul chamada Blue. Quer saber mais sobre essa linda espécie que adora se alimentar de amora e costuma ter um só parceiro por toda a vida?

Conheça a página do Projeto Ararinha na Natureza.

Parceiros

O Projeto Ararinha na Natureza é uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e outras entidades brasileiras e de fora do país. Além da Vale, a iniciativa conta com o patrocínio de outras instituições que contribuem para a manutenção e reprodução da espécie no criadouro.

​​
​​

Projeto Ararinha na Natureza, patrocinado pela Vale, é destaque no Jornal Nacional