Sobre a Vale

26/10/2018

Reserva Natural Vale promove práticas esportivas, preservação e contato com a natureza

Além da sua importância de conservação ambiental, como uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica do país, e de sua rica biodiversidade, a Reserva Natural Vale, em Linhares, no Espírito Santo, tem se tornado cada vez mais um espaço para a prática esportiva. No dia 21 de outubro, aconteceu a 2ª edição da Maratona do Verde e das Águas, com trajetos de 42 km e 7km dentro da floresta.

O empregado da Vale, Luiz Barba, que também participou da primeira edição diz que correr em meio à natureza é especial, “sentir o ar puro, poder ver os animais a nossa volta, não tem preço, a prova não é fácil, tem seu percurso diferenciado em relação à cidade, mas a paisagem vale a pena”, comentou.

A Reserva Natural está sempre em busca de novas oportunidades e caminhos para promover a interação entre o homem e a natureza, com espaços abertos para realização de eventos ou lazer entre amigos, com respeito a natureza. Essa interação contribui para a percepção da necessidade de preservação dos ambientes naturais, tornando a comunidade sensível e parceira nas causas que defendemos.

Analista de Meio Ambiente da Vale, Emanuelle França

Outras modalidades e atividades

Passeio ciclístico

O local já sediou diversos eventos de modalidades como corrida e mountain bike. Em julho deste ano, a RNV recebeu a 4ª edição da Meia Maratona do Verde e das Águas, uma competição que já se consolidou no calendário e atrai mais de mil corredores que desfrutam de belas paisagens em meio à natureza. Em janeiro de 2019, será a vez dos ciclistas, com a 1ª edição do Desafio Ecológico de Mountain Bike.

Aliar o esporte à conscientização ambiental é destaque nas atividades dentro da Reserva. Para celebrar o Dia da Árvore, houve uma caminhada ecológica com integrantes de uma academia da região e um passeio ciclístico com um grupo de pedal. No fim da atividade, os participantes realizaram um reflorestamento em área de preservação permanente.

Outra ação que já está no calendário de eventos esportivos é o Eco Fit, que envolve aulas de dança, zumba e circuito, além de grupos de capoeira.

Campo de futebol Society: novidade para os visitantes

Para promover ainda mais a interação entre o homem e a natureza, a Reserva está ampliando suas atrações voltadas para o esporte. No setor de uso público foram implantados um campo de futebol society e um campo de areia, podendo ser utilizado das 8h30 às 16h, diariamente mediante agendamento prévio. Essas e outras atividades contribuíram para o aumento do número de visitantes na Reserva, que registrou mais de 34 mil pessoas até setembro de 2018.

​​

Reserva Natural Vale promove práticas esportivas, preservação e contato com a natureza