Reserva Natural Vale se destaca como local para observação de aves no Espírito Santo

Sobre a Vale

09/01/2020

Reserva Natural Vale se destaca como local para observação de aves no Espírito Santo

A Reserva Natural Vale (RNV), localizada em Linhares, na região norte do Espírito Santo, tem se firmado como destino regular dos adeptos do birdwatching, atividade que consiste na observação de aves em seu habitat natural. A área abriga 401 espécies de aves, o que representa mais de 60% das espécies do Espírito Santo e 21% das registradas no Brasil. Junto com a Reserva Biológica de Sooretama - sua vizinha - a RNV é classificada pela BirdLife International como Important Bird Area.

A facilidade de acesso às áreas de observação, por meio de trilhas e estradas, bem como a estrutura de hospedagem existente no local, complementam a lista de atrativos que fazem com que o local seja visitado por pessoas de diversas partes do mundo. A atividade consiste em uma modalidade de turismo sustentável, de baixo impacto e que estimula a prática da ciência cidadã, uma vez que além de auxiliar na preservação ambiental, é uma alternativa de geração de renda para comunidades locais.

Quer saber mais sobre esta prática e agendar uma visita ao local? Escreva um e-mail para rnv.pesquisas@vale.com ou entre em contato pelo telefone +55 (27) 3371- 9719.



Harpia é uma das aves que pode ser encontrada no local


foto da harpia tirada na Reserva Natural Vale
Foto: Gabriel Bonfá

A Reserva Natural Vale ganhou mais um morador ilustre em 2019: um filho te harpia. O animal, conhecido como Gavião-real (Harpia harpyja), é uma espécie ameaçada de extinção, classificada como Criticamente em Perigo no Espírito Santo e Vulnerável em todo o território brasileiro. Essa águia apresenta um longo ciclo reprodutivo, que pode durar de dois a três anos.

O ninho foi descoberto em 2016 pelo guia de observação de aves Justiniano Magnago e desde março de 2017 uma câmera instalada pelos pesquisadores do Projeto Harpia na copa de uma árvore monitora o comportamento das harpias no ninho.

Clique aqui para saber mais



Confira alguns registros de aves feitos na Reserva Natural Vale

Ariramba-de-cauda-ruiva. Foto: Filipe Ventura
Gaturamo-verdadeiro. Foto: Marcio Ferreira
Surucuá-de-coleira. Foto: Leodério Velten
Mutum-de-bico-vermelho. Foto: Alexandre Carvalho
Saí-azul. Foto: Carlos Noia
Sovi. Foto: Andrea Faria
Gavião-do-banhado. Foto: Andrea Faria
Falcão-críptico. Foto: Gustavo Magnano
Tiriba-de-orelha-branca. Foto: Gabriel Bonfá

Reserva Natural Vale se destaca como local para observação de aves no Espírito Santo