site facebook Saiba mais sobre o processo de beneficiamento a seco do Projeto S11D

Sobre a Vale

02/10/2015

Saiba mais sobre o processo de beneficiamento a seco do Projeto S11D

Processo de beneficiamento a seco do S11D
Processo de beneficiamento a seco do S11D

Em geral, o minério de ferro para ser comercializado, precisa passar por equipamentos até ser reduzido e classificado por tamanho das rochas. Nesse processo, o material passa por peneiras, onde é feito a separação de acordo com uma especificação padrão de produto. Esta é uma das etapas mais importantes da produção: a classificação por peneiramento.

No beneficiamento a úmido, essa classificação utiliza a água para retirar as impurezas que prejudicam a qualidade final do produto. Posteriormente, o material necessita passar por processos de desaguamento para retorna-lo a umidade natural para, enfim, ser comercializado. Já no processo a seco, a água é dispensada e após a britagem e o peneiramento, o material já está pronto para o mercado. “No S11D isso só é possível porque temos um minério de alto teor de ferro, ou seja, não é necessário tirar as impurezas e concentrar o material”, explica o engenheiro metalurgista, Gleiser Vieira.

As vantagens

Além dos ganhos ambientais, já que a seco não é necessário construção de barragem, nem captação de água do meio ambiente, existe um ganho real na produtividade. “Isto resultará em uma enorme economia de recursos: menos energia, menos etapas de produção, menos equipamentos e uma operação muito mais simples e segura para todos. Além disso, na via úmida sempre há perda de material, que é arrastado pela água e bombeado para enormes barragens de rejeito. Já a seco, 100% da massa é recuperada e comercializada”, conta Gleiser.

O desafio

Mas também existem desafios. O engenheiro conta que, em época de chuva, como a umidade aumenta, as partículas finas de minério que deveriam passar facilmente pela peneira tendem a “grudar” e ficam retidas. “O período de chuva demanda mais atenção. Vamos ter que modificar a configuração das peneiras para garantir a britagem e o peneiramento desse material e acompanhar o processo para que o minério chegue ao tamanho esperado, sem perdas da qualidade final do produto”, finaliza.

​​

Saiba mais sobre o processo de beneficiamento a seco do Projeto S11D