Sobre a Vale

01/09/2021

Trilhando juntos um novo amanhã

Homem camisa azul

Contribuir para melhorar a vida e transformar o futuro de todos, juntos, faz parte do propósito da Vale. É por isso que a empresa apoia, incentiva e participa com as comunidades do desenvolvimento social por onde passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas. São diversos projetos ao longo da ferrovia que reforçam o compromisso da Vale com a sociedade.

Nesta websérie, conheceremos um pouco mais de histórias de desenvolvimento e colaboração pelas cidades de Aimorés, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias e Resplendor, em Minas Gerais.

“Trilhando juntos um novo amanhã” mostra novos momentos e novas perspectivas junto às comunidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

 
 

Ep.01. Obra do Córrego do Chucha – Aimorés (MG)

Na primeira parada do trem pela Estrada de Ferro, em Aimorés, mostramos a história do Córrego do Chucha. Antes da obra, a população sofria muito após fortes chuvas, pois o córrego transbordava, deixando pessoas desabrigadas ou desalojadas e, ainda, interditando trechos de rodovias. A Vale, por meio de um acordo com a Prefeitura de Aimorés e o Ministério Público-MG, realizou obras para reduzir os impactos das chuvas nessa região.

O que foi realizado:

  • Alteamento da Ponte Dr. Hugo Lopes.
  • Correção do traçado do Córrego do Chucha próximo à galeria da BR-259
  • Rebaixamento da cota do canal próximo ao encontro com o Rio Doce.
 
 

Ep.02. Educação Infantil – Resplendor (MG)

Desembarcamos em Resplendor para conhecer o Projeto Educação Infantil, da Fundação Vale, que, com o objetivo de contribuir para a melhoria do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças de até 5 anos, lançou, em maio de 2021, sua etapa de formação. O projeto propõe a todos uma volta à infância e busca novos direcionamentos na forma de educar e envolver as crianças no universo da escola. Lá, o programa contempla 80 profissionais que trabalham na rede pública do município mineiro e segue até novembro de 2021, com encontros coletivos virtuais, lives, oficinas, entre outras ações.

 
 

Ep.03. Vale Cuidar – Resplendor (MG)

O Projeto Vale Cuidar investe na capacitação dos adultos para potencializar o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos. O objetivo é contribuir para um ambiente favorável, criando ou estruturando iniciativas que promovem a socialização, a diversão e o lazer.

Na primeira fase do projeto, a Vale ajudou a construir uma área de lazer com brinquedos para crianças na Praça Salustiano de Paula e desenvolveu atividades de formação com a Rede de Proteção (entidades, profissionais e instituições). Agora, estão sendo realizadas oficinas, seminários e atividades para que os adultos ampliem os seus conhecimentos sobre primeira infância e aprendam novas intervenções e brincadeiras. O Vale Cuidar também está apoiando o município no desenvolvimento de um plano municipal para a primeira infância.

 
 

Ep.04. Programa Agir – Governador Valadares (MG)

A nossa parada em Governador Valadares nos leva a conhecer o Apoio à Geração e Incremento de Renda, ou simplesmente, AGIR. O programa da Fundação Vale é uma proposta de desenvolvimento social para associações, cooperativas e grupos produtivos formais ou informais. Por meio do investimento direto em infraestrutura produtiva e equipamentos, eles recebem treinamento, assessoria técnica, mentoria em gestão financeira, governança, formalização, produção e comercialização, para se tornarem sustentáveis.

 
 

Ep.05. Trilha.Lab – Governador Valadares (MG)

Em Governador Valadares, conhecemos o Trilha.Lab. Por meio de atividades de convivência e capacitação, adolescentes e jovens participam de ações que, além de contribuir com seu crescimento pessoal e profissional, ajudam a sociedade na busca por mudanças nos comportamentos de risco junto aos trilhos.

O Trilha.Lab é uma iniciativa que nasceu para dar asas aos talentos e apresentar novas formas de transformar ideias em projetos reais. Com ele, os jovens têm um espaço para colocar a mão na massa, refletir sobre segurança ferroviária, descobrir novas habilidades e ferramentas e, de quebra, ainda conhecer uma galera super criativa, descolada e disposta a construir novos caminhos para a sua comunidade, de forma coletiva.

 
 

Ep.06. Edital Reconhecer – Coronel Fabriciano e Timóteo (MG)

O Edital Reconhecer, da Fundação Vale, tem como compromisso investir em ações que contribuam para a valorização das pessoas, das instituições locais e para o desenvolvimento das cidades onde a Vale está presente. São contempladas iniciativas da comunidade de: geração de trabalho e renda, educação, saúde, esporte ou cultura. O Edital é uma forma de identificar e apoiar instituições que estejam engajadas na transformação social nas comunidades.

Desembarcamos no Vale do Aço para conhecer alguns projetos.

 
 

Ep.07. Ciclo Saúde – Antônio Dias (MG)

E chegamos ao município de Antônio Dias para conhecer o programa que contribui com o aprimoramento da atenção básica em saúde, por meio de cooperação técnica para qualificação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas relacionados à atenção, prevenção e promoção da saúde. Estamos falando do Ciclo Saúde, da Fundação Vale. O projeto apoiou protocolos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

​​​
​​

Trilhando juntos um novo amanhã