Sobre a Vale

11/05/2018

Uso de drone ajuda na proteção do ecossistema da Reserva Natural Vale e região

​​​

A equipe de proteção ecossistêmica da Reserva Natural Vale, que fica em Linhares, região norte do Espírito Santo, conta com uma nova ferramenta para ajudar no monitoramento: o drone. O uso do equipamento visa auxiliar na identificação e combate a incêndios, além de facilitar a fiscalização das margens dos rios e córregos para observação de atividades suspeitas como caça e pesca ilegais. É mais um investimento nesta iniciativa da Vale que tanto contribui para a sustentabilidade.

Além da área da nossa Reserva que possui 23 mil hectares, a equipe também ajuda no monitoramento da Reserva Biológica de Sooretama (REBIO) que possui cerca de 24 mil hectares.

"O uso do equipamento foi um sucesso. Do alto e a uma distância de 2km, foi possível avistar vestígios em área restrita, eliminando o risco do confronto direto com possíveis indivíduos que estejam praticando algum ato ilegal neste complexo florestal. No local encontramos um barco escondido, o que indica movimentação ilegal de pesca. Isso só foi possível graças ao uso do drone”, destaca o inspetor da Prosegur, empresa terceira que presta serviços de segurança empresarial, Gilmar Teixeira de Oliveira.

“O objetivo de utilizarmos o equipamento é com isso sermos os olhos da equipe de proteção numa distância segura e eliminando o risco de confronto direto com possíveis pessoas que estejam praticando algo ilegal nas áreas das reservas”, comentou o técnico de segurança do trabalho, Vagno Fernandes, que opera o drone durante o monitoramento.

​​

Uso de drone ajuda na proteção do ecossistema da Reserva Natural Vale e região