Vale desenvolve pesquisa arqueológica para preservação do patrimônio cultural e histórico de Moatize

Sobre a Vale

07/10/2020

Vale desenvolve pesquisa arqueológica para preservação do patrimônio cultural e histórico de Moatize

A Vale em Moçambique irá promover uma pesquisa arqueológica no distrito de Moatize, na província de Tete, em Moçambique, com o objetivo de recuperar artefatos que ajudem a reconstruir a história dos antepassados da região.

Com isso, a empresa pretende contribuir para o enriquecimento do acervo histórico da região onde opera, trazendo ao conhecimento público dados que sejam relevantes para compreender o modo de vida das populações que já ocuparam aquela área do país.

Os arqueólogos envolvidos têm encontrado diversos objetos históricos, com destaque para um material feito de cerâmica antiga e contemporânea. As descobertas indicam que esses objetos estejam ligados às comunidades que ali viveram entre os anos 1950 até a atualidade.

Segundo o analista de Arqueologia José Monteiro, “são encontrados frequentemente artigos de cerâmica antiga e objetos pessoais das comunidades que residiram naquela zona ou que tiveram interação com os habitantes de Moatize”. “Acreditamos que estes artefatos poderão ser importantes para o processo de reconstrução da história desta região”, explica.

Seguindo os procedimentos da legislação nacional, os pesquisadores conservaram adequadamente todos os materiais encontrados durante a atividade.

 

Os arqueólogos trabalham dentro das áreas de concessão da Vale para mapear as zonas classificadas e consideradas de grande valor cultural para as populações. Isto irá permitir que a empresa garanta acesso facilitado a estes espaços por parte das comunidades, tal como já acontece em alguns campos.

Conhecer o passado é fundamental para compreender o presente e planejar o futuro. A Vale em Moçambique assume o compromisso de promover a preservação do patrimônio cultural e histórico da região e das comunidades onde desenvolve a sua atividade.

​​​
​​

Vale desenvolve pesquisa arqueológica para preservação do patrimônio cultural e histórico de Moatize