​​
Vale e Alemanha firmam acordo para iniciativas de sustentabilidade

Sobre a Vale

01/12/2017

Vale e Alemanha firmam acordo para iniciativas de sustentabilidade

A parceria será voltada para iniciativas relacionadas à agricultura sustentável, mercados verdes, energia renovável, entre outros

A Vale e a Alemanha vão unir forças em prol da sustentabilidade. Durante a conferência internacional sobre mudanças climáticas das Nações Unidas (COP23), realizada de 6 a 17 de novembro, a empresa firmou parceria com a agência de cooperação internacional GIZ, representante do governo alemão. O acordo inclui ações voltadas para agricultura sustentável; mercados verdes; energia renovável e eficiência energética; mudanças climáticas; inovação e infraestrutura; e geração de renda e negócios sociais. A lista de iniciativas ainda engloba educação de qualidade (básica e profissional); saúde básica e bem-estar; igualdade de gênero; e água limpa e saneamento.

O diretor da GIZ para a América Latina, Ulrich Mohr, afirmou o interesse de aprofundar os laços com o setor privado nos países em desenvolvimento e que a Vale, pela sua capilaridade de atuação, representa uma ótima oportunidade para isso. Já o diretor da Vale para Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, Alberto Ninio, agradeceu a oportunidade de poder firmar este primeiro acordo de cooperação internacional entre a empresa e uma agência como a GIZ, destacando que a experiência e posição de vanguarda do país em sustentabilidade proporcionará uma excelente oportunidade de parceria para ambas as partes.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2016 da Vale

A Vale a sustentabilidade

Incorporar a sustentabilidade aos negócios. Essa é uma das missões da Vale. A ideia é construir legados econômicos, sociais e ambientais nas regiões em que a empresa está presente, mitigando os impactos das operações nas comunidades em que atua e induzindo práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Além disso, a Vale tem como um de seus objetivos garantir a chamada licença para operar, com uma atuação integrada, diálogo e transparência com seus públicos de relacionamento.

Qual o significado de sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Sendo assim, o significado de sustentabilidade está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, por meio do uso de recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais

Sustentabilidade ambiental

São diversas as ações da Vale em prol da sustentabilidade ambiental. A mineradora possui quatro reservas ambientais: o Parque Botânico Vale Vitória, o Parque Botânico Vale São Luís , a Reserva Natural Vale e o Parque Zoobotânico Vale. Além de atuar na sustentabilidade ambiental, a Vale também promove diversas ações que unem inclusão social à conservação do meio ambiente.

Saiba mais sobre a Vale e a sustentabilidade ambiental.

Leia Mais

​​​​
​​

Vale e Alemanha firmam acordo para iniciativas de sustentabilidade