Sobre a Vale

27/07/2022

Vale é eleita a segunda empresa mais inovadora do país

Com foco em descarbonização da mineração e transição energética, a Vale foi eleita pelo Prêmio Valor Inovação como a segunda empresa mais inovadora do Brasil no ranking geral, que contou com 150 empresas dos mais diversos setores, sendo a única mineradora no top 10. Já entre as empresas do setor de mineração, metalúrgica e siderúrgica, a Vale alcançou a primeira posição.

Tal reconhecimento é resultado de iniciativas para melhorar a vida e transformar o futuro, que tem na inovação uma alavanca para a transformação de nossa empresa, indo ao encontro do envolvimento da Vale com a área de Pesquisa e Desenvolvimento, que só no último ano teve um investimento de US$ 549 milhões, equivalente a 1% do faturamento total da empresa.

“A Vale joga na inovação digital, que é um movimento de toda a indústria e tem avançado muito nos últimos dois anos, mas a Vale se vê como uma empresa de ponta principalmente na inovação de produto aplicada a descarbonização e transição energética. É aí que a gente acha que tem um diferencial”, ressalta Luciano Siani, vice-presidente executivo de estratégia e transformação de negócios.

Alguns dos exemplos de inovação no mundo físico são os produtos desenvolvidos pela nossa empresa, como o briquete verde, que colabora com a redução das emissões de carbono e a Areia Sustentável – que dá aos rejeitos do minério de ferro um novo destino, colaborando com a sustentabilidade e a economia circular.

Já na frente digital, a Inteligência Artificial é utilizada, principalmente, no fomento à segurança nas operações e à eficiência no processo produtivo. Na Vale, o uso de equipamentos autônomos já é uma realidade que ajuda a antecipar falhas de equipamentos, otimizar o uso de recursos e planejar próximos passos.

Atualmente, 75 caminhões são operados remotamente, permitindo que o trabalho prossiga mesmo sem visibilidade, sob forte neblina, e com economia de combustível e pneus. “O veículo está programado para ter uma direção suave, com velocidade constante. O pneu chega a durar 20% a mais”, comenta Siani.

Luciano completa: “É sobre como usar o digital para acelerar o físico, facilitando testes e simulações antes de implantarmos uma operação. Tudo é testado exaustivamente no computador até decidir qual o melhor plano de lavra, como abrir uma mina e explorar o minério, até chegarmos à opção mais econômica”.

Com esses e outros projetos, como a recém-lançada Vale Ventures – que investe globalmente em startups early stage pioneiras que trazem grandes ideias e pensamentos criativos para as ambições de longo prazo da empresa – nossa empresa se mantém focada na promoção de ações inovadoras e sustentáveis que colaboram para melhorar o hoje e transformar o futuro.

Clique aqui e saiba mais sobre a premiação.

Leia também:

+ Vale alcança o 4º lugar no prêmio Valor Inovação, entre 150 empresas
​​

Vale é eleita a segunda empresa mais inovadora do país