​​​​ Vale realiza com Nanjing Iron & Steel sua primeira transação de minério de ferro via blockchain

Sobre a Vale

02/09/2020

Vale realiza com Nanjing Iron & Steel sua primeira transação de minério de ferro via blockchain

A Vale completou nesta quinta-feira sua primeira venda de minério de ferro utilizando a tecnologia blockchain. Um carregamento de 176 mil toneladas do produto Brazilian Blend Fines (BRBF) deixou o Terminal Marítimo Teluk Rubiah, na Malásia, e foi entregue na China para a Nanjing Iron & Steel Group International Trade Co. Ltd., uma subsidiária da Nanjing Iron and Steel Co., Ltd. (NISCO).

Este é um marco importante rumo à digitalização do processo de vendas ao trazer inovação para as transações que normalmente demandam um grande uso de papel e ao oferecer um nível de serviço mais elevado para os clientes, além de previsibilidade na cadeia de valor do aço.

A carta de crédito foi emitida por meio da plataforma de blockchain da Contour enquanto os documentos de navegação e de embarque foram transferidos via eSS DOCS. A transação também teve o suporte dos bancos DBS Bank Ltd e Standard Chartered Bank Malaysia Berhad.

A transação integrada permite segurança e transparência de ponta a ponta, com visibilidade em tempo real da documentação para todos os participantes. Também há uma redução significativa da quantidade de emails e papéis utilizados, além de uma melhor experiência de usuário com o acesso a uma solução única.

Essa transação está alinhada à estratégia da Vale de se tornar uma empresa mais inovadora e focada no cliente. Além de ampliar a integração com os clientes, a Vale busca estabelecer parcerias duradouras para desenvolver soluções inovadoras.

 
  • Negociação preliminar da Carta de Crédito​​
  • Sem swift, confirmação da Carta de Crédito pela plataforma​
  • Melhor gerenciamento de dados da Carta de Crédito​
  • Transparência em tempo real
  • Os dados são centralizados e estão protegidos​
  • Redução das trocas de e-mails
  • Emendas rastreadas e acordadas por todas as partes
  • Documentos eletrônicos​
*Carta de Crédito é um instrumento financeiro irrevogável utilizado para financiar a compra de bens.​

O que é blockchain e como funciona

Blockchain é, basicamente, um software de contabilização. É uma maneira de rastrear o movimento de valores de um local para outro. O que o diferencia dos métodos antigos de partida dobrada é não exigir uma entidade terceirizada central confiável para auditar as transações e garantir que corra tudo bem. O blockchain tem esse nome porque as transações são feitas em levas ou blocos. Todas as informações do bloco anterior de transações são reduzidas a um volume minúsculo de dados, chamado hash, que é armazenado no bloco seguinte, unindo uma leva a outra, como uma cadeia.

Mas como saber se o valor transferido saiu de um lugar e foi para o outro? Como saber se o valor não foi enviado a dois lugares diferentes ao mesmo tempo? Para garantir que qualquer objeto tenha valor, é preciso controlar seu fornecimento. No blockchain, isso acontece através de um processo auditor: a mineração. Qualquer um com computador com acesso a internet pode participar deste processo baixanod um código que permite ao usuário executar o “node”, que cuida de todas as transações do blockchain. Esse node especializado expande o poder computacional para analisar o blockchain e garantir sua precisão. Os nodes, competem contra si mesmos para resolver o problema e, emtroca de seu trabalho, têm a chance de serem recompensados com valores/bitcoins.

Para movimentar criptomoedas no blockchain, é preciso ter o que se chamada de “chave privada”. Para receber dinheiro, você tem que compartilhar a chave pública e esperar os valores caírem. Toda vez que um bloco de transações é concluído, os fundos são transferidos para o novo local. O processo leva apenas alguns minutos.

Fonte: Vídeo da revista Forbes com especialista Michael Del Castillo

​​

Vale realiza com Nanjing Iron & Steel sua primeira transação de minério de ferro via blockchain