Sobre a Vale

21/02/2014

Vale inaugura primeira nova mina em Sudbury em mais de 40 anos

Totten

A Vale comemorou nessa sexta-feira (21) a abertura oficial da mina de Totten, localizada na cidade de Sudbury, no Canadá, em uma cerimônia que contou com as presenças de autoridades e lideranças locais, como a primeira-ministra da província de Ontário, Kathleen Wynne, do ministro do Desenvolvimento do Norte e das Minas, Michael Gravelle, e até de membros da comunidade tradicional de Sagamok Anishnawbek First Nation.

"A mina de Totten é a primeira a ser inaugurada na Bacia de Sudbury em mais de 40 anos e representa um investimento significativo no futuro de nossas operações em todo o Canadá", disse Peter Poppinga, nosso diretor-executivo de Metais Básicos e Tecnologia da Informação. "A abertura da mina reforça a forte confiança que temos em nossos ativos de metais básicos, visando agregar valor em todos os nossos negócios. Estamos comprometidos com o futuro das nossas operações no Canadá e com o nosso negócio de metais básicos. Temos o prazer de poder comemorar este marco histórico para a nossa empresa e para a comunidade”, celebrou Poppinga, que também ocupa o cargo de presidente da Vale no Canadá.

Junto com o ministro Gravelle, a primeira-ministra Wynne também cortou a fita de inauguração da unidade e visitou a sala de controle de Totten, que possui tecnologia de última geração. "A mina vai gerar empregos e ajudar a promover o crescimento econômico na região e além dela. Quero agradecer à Vale por fortalecer a posição de Ontário como uma potência global de mineração, ao mesmo tempo em que respeita o nosso meio ambiente e as nossas comunidades locais", afirmou.

Saiba mais sobre Totten

Localizada em Worthington, cerca de 40 km a oeste do nosso complexo de Copper Cliff, a mina de Totten produzirá, nos próximos 20 anos, cobre, níquel e metais preciosos e vai empregar aproximadamente 200 pessoas.

Ela possui tecnologias de automação de última geração, como um sistema subterrâneo de comunicação sem fio e com rastreamento de localização de equipamentos mecânicos e de proteção pessoal. A unidade também tem inovações que diminuem seus impactos ao meio ambiente.

Excelência em saúde e segurança

Com orçamento de mais de US$ 700 milhões, a implantação da mina de Totten levou ao todo sete anos. Cerca de 500 pessoas trabalharam no local durante os períodos de pico do desenvolvimento. Os índices de segurança da mina, durante a construção, foram exemplares: um deles, o LTI (do inglês Lost Time Incidente), que mede a perda de tempo com acidentes, alcançou a marca de mais de 1 milhão de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento.

Parceria com as comunidades

Em 2012, assinamos um acordo com a comunidade tradicional canadense Sagamok Anishnawbek First Nation, reforçando o compromisso de contribuir para o seu desenvolvimento e compartilhar os benefícios econômicos obtidos pela mina. Atualmente com uma população de cerca de 1400 pessoas e o ocupando uma reserva de cerca de 120 quilômetros nas redondezas da nossa mina, eles foram os primeiros habitantes da região e habitam a região desde o século XVII.

"A mina de Totten representa o futuro da mineração para as operações da Vale em Sudbury. Ela é uma instalação extraordinária construída por uma equipe dedicada de profissionais de mineração e representa uma conquista pela qual nossa empresa e nossa comunidade podem se orgulhar", disse Kelly Strong, vice-presidente da Vale no Canadá e no Reino Unido.

​​​
​​

Vale inaugura primeira nova mina em Sudbury em mais de 40 anos