Vale patrocina projeto de restauração e manutenção para os 90 anos do Monumento do Cristo Redentor

Sobre a Vale

27/10/2020

Vale patrocina projeto de restauração e manutenção para os 90 anos do Monumento do Cristo Redentor

foto do Cristo redentor  

A Vale é patrocinadora do Projeto de Restauro Cristo 90 anos, que irá promover a restauração e manutenção do Monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para a celebração de seus 90 anos em outubro de 2021. Esta é a maior e mais completa restauração já realizada no cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. A pedra fundamental para as obras foi lançada nesta terça-feira, 27, no alto do Corcovado. 

“A Vale tem orgulho de estar com o Monumento do Cristo Redentor novamente em seus 90 anos. Na celebração de seus 80 anos, também patrocinamos as obras de restauração e a sua manutenção. E, em linha com nossa história de valorização do patrimônio histórico e cultural brasileiro e com nossos investimentos em cultura, firmamos, em 2019, patrocínio de R$ 3 milhões, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, para as novas obras de restauro e manutenção do monumento, um dos nossos principais cartões postais e uma das sete maravilhas do mundo moderno”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale. 

Foto aérea com vista do Rio de Janeiro e Cristo Redentor

O planejamento do restauro valoriza o legado do Monumento do Cristo Redentor, celebra sua história e o prepara para o futuro. A fase inicial identificou, através de levantamentos e análises técnicas, agentes que pudessem colocar em risco a estrutura do monumento. A partir de agora, serão feitas a conservação preventiva, obras estruturais emergenciais e melhorias. 

“Acreditamos no poder transformador da cultura e investimos na produção cultural e no acesso às diversas formas de expressão artística através do Instituto Cultural Vale. O Instituto é um instrumento de transformação social que gera impacto positivo na vida das pessoas ao preservar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. A parceria com o Cristo Redentor reflete o compromisso da Vale com o Rio de Janeiro e a identidade cultural brasileira”, acrescenta, Christiana Saldanha. 

Conheça mais sobre o Instituto Cultural Vale

O projeto segue as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foi desenvolvido com base em estudos, levantamentos e pesquisas realizados pela empresa Cone Sul desde 2016. O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, dentre eles engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores. 

​​

Vale patrocina projeto de restauração e manutenção para os 90 anos do Monumento do Cristo Redentor