Sobre a Vale

15/08/2018

Vale promove encontro com comunicadores de Belém

​​

A Vale promoveu, em Belém, no dia 9 de agosto, o Digital Shift, encontro com especialistas de Comunicação Digital do Brasil e comunicadores da capital paraense. Foi um fórum para se refletir como as novas tecnologias estão impactando o comportamento das pessoas e como as marcas precisam se adaptar a essas mudanças.

Belém foi a primeira capital escolhida pela Vale para realização do encontro, que já vem sendo promovido internamente para os empregados da empresa. Para o gerente de Imprensa, Mídias Digitais e Publicidade da Vale, Guilherme Scarance, o fórum teve a finalidade de “promover discussões e reflexões relacionadas à inovação, produção de conteúdo e jornalismo na era digital que fazem parte do dia a dia de quem faz a Comunicação nas corporações”, destaca.

O Digital Shift focou em temas como inovação tecnológica, produção de conteúdo, fake news e jornalismo na era digital

O evento contou com a participação de mais de 120 pessoas, entre profissionais e universitários das áreas de Comunicação, como jornalistas, publicitários, influenciadores digitais, universitários, professores e representantes das áreas de Comunicação de agências, empresas do setor mineral, governo e prefeitura municipal.

Programação

A programação contou com a palestra de Vanessa Mathias, consultora de Inovação e Futurista na White Rabbits. Na palestra "Uma viagem ao futuro", ela falou sobre as principais tendências que vão impactar na nossa vida e no nosso trabalho, na relação entre inovação tecnológica e mudanças de comportamento. "O grande impacto das tecnologias emergentes na vida das pessoas é o conceito de que o mundo vai mudar muito mais nos próximos cinco anos do que mudou nos últimos cinco, isso porque novas tecnologias criam mais tecnologia, então, acaba que elas impactam no comportamento das pessoas por conta da velocidade da aceleração do tempo em que as coisas acontecem", explica.

A palestra “Fake News e os reflexos no trabalho jornalístico” foi apresentada pela diretora executiva de estratégia e conteúdo da Ogilvy Brasil, Regina Augusto.

Os veículos têm de reforçar o compromisso básico que se aprende na faculdade de Jornalismo: checar a fonte, checar a veracidade dos fatos, isso é fundamental para se combater a propagação de falsas notícias

Regina Augusto, da Ogilvy Brasil

Vicente Tardin, criador do Webinsider e especialista em conteúdo digital, abordou o tema Webwritting: estratégias de conteúdo para ferramentas de busca. Quem fechou a programação foi a diretora de Estratégias de Inovação da Eyxo, Greta Paz, que falou sobre o uso de vídeo como conteúdo estratégico nos canais digitais. Para ela, "o vídeo é uma ferramenta estratégica para o Jornalismos Digital porque é um formato que as pessoas estão querendo consumir e ele é suportado por todas as plataformas digitais, além de ser importante para o aprendizado. As pessoas aprendem mais, em termos cognitivos, quando elas assistem a um vídeo mais do que quando leem um livro", comenta.

A opinião de quem participou

O jornalista e influenciador digital, Petterson Farias destacou a importância de eventos como o Digital Shift. “É necessário encontro como este porque é essencial discutirmos assuntos de Comunicação. Precisamos nos comunicar e comunicar bem e, por isso, discutir Comunicação é importante”. A jornalista Adelaide Oliveira e Presidente da Rede Cultura de Comunicação do Pará, Funtelpa, reforçou o argumento. “Adorei a iniciativa. Foi uma conversa super produtiva. Não é fácil mobilizar a área da Comunicação, jornalistas, publicitários. É muito bacana quando a gente se reúne porque sempre absorvemos conhecimento".

Achei incrível e temos de ter outros eventos desta natureza porque ele consegue fazer muitos nivelamentos. É uma forma de reunir públicos diversos da nossa área, desde o profissional experiente ao universitário

Ivana Oliveira, professora e jornalista.

Nos intervalos das palestras, os participantes tinham a possibilidade e fazer uma imersão no digital, incluindo experimentações de realidade virtual sobre as operações da Vale, como parte do projeto Circuito Mineração, que promove conhecimento sobre a atuação da empresa no Pará.

​​

Vale promove encontro com comunicadores de Belém