Vitória vai ganhar laboratório de realidade virtual

Sobre a Vale

11/08/2017

Vitória vai ganhar laboratório de realidade virtual

Um laboratório de realidade virtual, que vai criar soluções inovadoras para questões estratégicas para a sociedade, como infraestrutura urbana e segurança ferroviária. Tudo isso utilizando tecnologia, equipamentos de ponta e muita criatividade. O novo espaço, que deve começar a operar ainda no segundo semestre deste ano, é fruto de um convênio de cinco anos firmado entre a Vale e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no dia 4 de agosto. Inédito no Espírito Santo, a estrutura inicialmente funcionará no próprio Ifes.

A sala de realidade virtual, localizada na Vale em Minas Gerais, faz um sobrevoo virtual em 3D sobre todas as operações da empresa no Brasil

A Vale vai disponibilizar as tecnologias e os equipamentos necessários à execução do projeto. Alguns deles inclusive já vêm sendo utilizados pela empresa na simulação de atividades de operação e de manutenção na área de Logística.

"A parceria com o Ifes nasceu há cerca de um ano, quando iniciamos os diálogos no sentido de viabilizá-la", explica o gerente Executivo de Engenharia e Planejamento da Vale, Adilson Nico. "Hoje temos na Vale o Centro de Engenharia Logística, uma estrutura que abriga simuladores de última geração e que ‘reproduzem’ diferentes atividades da Vale. Os de operação de trens, por exemplo, são uma reprodução fiel do traçado das ferrovias da Vale no Brasil e no mundo. A nossa intenção é disponibilizar um pouco da tecnologia e do conhecimento técnico aplicados nessas ferramentas, e que já vêm sendo utilizadas pela Vale há alguns anos, para viabilizar a criação do laboratório de virtualização", complementa.

Na sala de realidade virtual na Vale em Minas gerais, empregada interage com as imagens realizando movimentos com as mãos

A estrutura inicial do laboratório contará com computadores multimídia de última geração e outros equipamentos com tecnologia de ponta, como óculos de realidade virtual para imersão no ambiente de simulação, além dos respectivos softwares para o desenvolvimento desses ambientes. A ideia é que futuramente outros equipamentos utilizados sejam agregados à estrutura.

O novo espaço será gerido pelo Ifes dentro do convênio para atividades de desenvolvimento para os simuladores de realidade virtual já utilizados pela Vale no Centro de Engenharia Logística.

Centro de Engenharia Logística

Instalado no Complexo de Tubarão, em Vitória (ES), o Centro de Engenharia Logística da Vale (CEL) reúne estruturas para pesquisas e capacitação de empregados que atuam nas áreas de ferrovia e portos. O Centro também tem uma sede em São Luís (Maranhão) e uma unidade em Governador Valadares voltada à capacitação das equipes que atuam na manutenção da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

O CEL conta com diferentes simuladores de operação ferroviária e portuária, biblioteca técnica, salas para treinamentos, simulador de carregamento de vagões, maquete ferroviária para exercícios do regulamento operacional, software 3D para treinamento ferroviário e sala de captação de conteúdo para construção de materiais didáticos, entre outras estruturas.

 

Saiba mais

​​

Vitória vai ganhar laboratório de realidade virtual