Balanço da Reparação

Balanço da Reparação

Balanço da Reparação

Acesse o Balanço da Reparação

Assista ao vídeo das ações de janeiro a junho de 2020

Balanço da Reparação

Desde o rompimento da barragem I (B1), em Brumadinho, temos realizado diversas ações para mitigar, reparar e ressignificar as comunidades e as vidas das pessoas impactadas.

Após mais de um ano dedicado às urgências e aos aspectos imediatos das pessoas e das regiões afetadas, é chegada a hora de realizar entregas estruturantes e de longo prazo, com transformações duradouras e que, efetivamente, beneficiam a população.

Nesta página, trazemos o Balanço da Reparação em detalhes, explicando o que é o Plano de Reparação Integral, as principais ações de longo prazo, as obras de infraestrutura, as iniciativas voltadas para o meio ambiente, as ações socioeconômicas fruto de um diálogo aberto com o governo e com a comunidade, e o suporte em relação ao combate à COVID-19. Sabemos que há muito a fazer, e estamos comprometidos em fazê-lo.

Obtivemos avanços importantes, trabalhamos incansavelmente e temos a consciência de que conduzir Brumadinho e demais territórios impactados a uma nova condição é o que a sociedade espera de todos nós.

- Marcelo Klein
Diretor de Reparação e Desenvolvimento

Book Balanço da Reparação completo

Clique aqui e acesse o Balanço da Reparação completo

- junho de 2020

Plano de Reparação Integral

Conheça as frentes de atuação contempladas no PRI

O Plano de Reparação Integral para Brumadinho e calha do Paraopeba (PRI) é o nosso compromisso público para implementar ações previstas nos acordos legais com diversos órgãos governamentais, governos, instituições públicas e privadas, além de toda a sociedade.

Foram encomendados estudos independentes de renomados profissionais e instituições, especialistas em: gestão pública, recuperação e preservação ambiental, políticas de defesa dos direitos humanos e saúde mental e apoio psicossocial. Os resultados de todos os estudos desenvolvidos, com a participação do poder público, foram incorporados e consolidados no Plano de Reparação Integral (PRI) para Brumadinho e calha do Paraopeba.

Clique na frente de atuação para saber mais

Socioeconomia

  • Assistência humanitária e indenizações
  • Educação
  • Saúde e bem-estar
  • Emprego e renda
  • Agropecuária
  • Fundiário
  • Relacionamento com comunidades
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Cultura
  • Programa de Apoio Integral aos Atingidos

Meio Ambiente

  • Meio biótico
  • Meio físico
  • Apoio a atividades de descomissionamento de estruturas

Infraestrutura e Gestão Institucional

  • Arquitetura e urbanismo
  • Infraestrutura e saneamento
  • Ressignificação territorial

Andamento das ações no 1º semestre de 2020

Confira alguns destaques. Para saber mais detalhes, acesse o arquivo completo do Balanço da Reparação.

Apoio à saúde psicossocial das comunidades
Status:

Em Andamento

Saiba mais:

Para fortalecer a rede municipal de Atenção Básica à Saúde foram realizados repasses financeiros à Prefeitura de Brumadinho para aquisição de equipamentos emergenciais e contratação de profissionais da área de saúde e psicossocial. Também implementamos o Programa Ciclo Saúde que apoia a gestão pública, fortalece grupos comunitários para o tema e qualifica os profissionais.

Implantação do projeto de requalificação urbana “Território-Parque”
Status:

Em Andamento

Saiba mais:

Após um processo de escuta das principais reivindicações da comunidade, demos início à implantação de um projeto de requalificação urbana, que foi desenvolvido pensando no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida dos moradores. O projeto inclui ações de melhoria de infraestrutura, reativação econômica e desenvolvimento do turismo local.

Construção de Memorial em homenagem às vítimas em Córrego do Feijão
Status:

Iniciado

Saiba mais:

Um dos aspectos mais importantes do processo de reparação se dá no campo simbólico, no respeito aos sentimentos e memórias despertados nas pessoas impactadas. Todas as escolhas do projeto são realizadas unicamente pelas famílias, por meio da condução da Associação criada para representá-los, a Avabrum.

Fomento econômico das comunidades
Status:

Iniciado

Saiba mais:

Para que as pessoas e empresas se reestruturem economicamente, estão sendo realizadas ações que fomentam a sustentabilidade dessas regiões e contribuem para gerar emprego e renda para sua população. É o caso do programa de incubação de pequenos negócios locais, do investimento social em organizações sociais que contribuem para melhorar a qualidade de vida das comunidades e dos projetos de aprendizagem profissional.

"Programa de Fomento à Agricultura” dá apoio a agricultores
Status:

Iniciado

Saiba mais:

São beneficiados os agricultores de Brumadinho e Mário Campos impactados pelo rompimento, mas outros municípios da calha do Paraopeba poderão ingressar na iniciativa. Entre as ações está a ampliação do conhecimento e rastreabilidade e aperfeiçoamentos técnicos, organizativos e de infraestrutura. A proposta pretende ainda ampliar o acesso desses agricultores à rede varejista da região metropolitana de Belo Horizonte.

Revegetação e reabilitação da calha do ribeirão Ferro-Carvão
Status:

Em andamento

Saiba mais:

O projeto Marco Zero tem como objetivo reabilitar a calha do ribeirão Ferro-Carvão e restaurar a vegetação com plantas nativas da região, além de contribuir com a recuperação do rio Paraopeba.

Monitoramentos ambientais
Status:

Em andamento

Saiba mais:

6,4 milhões de análises de água, solo e sedimentos já foram feitos. Este monitoramento da qualidade da água é fundamental para entender os impactos e determinar estratégias de recuperação. Todo este trabalho é auditado pelos órgãos competentes. Além do rio Paraopeba, monitoramos dez de seus afluentes, o rio São Francisco e os reservatórios das usinas de Retiro Baixo e Três Marias.

Tratamento e devolução de mais de 10 bilhões de litros de água para o rio Paraopeba
Status:

Em andamento

Saiba mais:

A água é tratada nas duas Estações de Tratamento de Água Fluvial (ETAFs) construídas pela Vale na região. Uma outra ação importante é a dragagem dos rejeitos do trecho assoreado do rio.

Estudos de Avaliação de Risco
Status:

Em andamento

Saiba mais:

Os estudos para avaliação de riscos ecológico e à saúde humana avaliarão questões como exposição à poeira e o consumo de água em Brumadinho e outros 28 municípios.

Cuidado e proteção para mais de 1.000 animais
Status:

Em andamento

Saiba mais:

Os animais foram resgatados nas áreas atingidas ou deixados por doação voluntária de seus antigos tutores. Conheça a lista de animais que podem ser adotados na página www.vale.com/melevapracasa

Investimentos em segurança hídrica
Status:

Em andamento

Saiba mais:

Estamos construindo um novo sistema de captação no rio Paraopeba, em ponto não impactado, de forma a garantir o abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, também estamos trabalhando em um projeto que interligará os dois sistemas de abastecimento da Copasa, o sistema do rio Paraopeba e do rio das Velhas. Em Pará de Minas, o abastecimento de água será normalizado com o início das operações do novo sistema de captação que construímos no rio Pará.

Obras sociais e de infraestrutura urbana
Status:

Em andamento

Saiba mais:

A partir do diálogo com as comunidades e com o poder público, estamos investindo na construção de equipamentos sociais e melhoria da infraestrutura urbana, como a manutenção e pavimentação de vias e a construção de creches e da Unidade de Saúde da Família.

Solução para comunidades ribeirinhas e produtores rurais
Status:

Em andamento

Saiba mais:

A instalação de 250 filtros de alta performance para tratar a água de poços subterrâneos e atender 10 mil pessoas de 22 municípios. Também estamos perfurando 120 poços profundos para que 70 produtores rurais possam usar a água para irrigação e consumo animal.

Barão de Cocais
  • Consulta pública do Plano de Compensação, onde mais de 1.200 moradores participaram do processo, sugerindo iniciativas para melhorar as condições de vida, trazer bem-estar social e fomentar a sustentabilidade econômica local.
  • Melhorias na saúde, com a doação de ambulância e equipamentos para unidades hospitalares.
  • Dragagem do rio São João, uma reivindicação antiga da população de Barão de Cocais. A obra está sendo custeada pela Vale e executada pela prefeitura, de acordo com o Termo de Compromisso assinado entre as partes.
  • Reforma da Escola Coronel Câncio, que atende 400 crianças de educação infantil, conforme acordado com a comunidade escolar do município.
Macacos
  • A partir do diálogo permanente com a comunidade, lançamos o Plano de Requalificação Urbana para suprir as demandas e carências da região.
  • Construção da Escola Municipal Rubem Costa Lima - com capacidade ampliada de 190 para 400 alunos, de berçário ao ensino fundamental II.
  • Revitalização da Capela de São Sebastião, obra que está sendo acompanhada pela comunidade paroquial e o conselho patrimonial de Nova Lima.
  • Retomada da Feira dos Produtores, onde 30 expositores locais retomaram suas atividades com a produção e venda de doces e quitandas, artesanatos e produtos típicos da roça.
Itabirito
  • Atendendo a uma demanda antiga da comunidade, realizamos o desassoreamento do Rio Itabirito. A ação foi determinante para conter o volume de águas e evitar enchentes durante as chuvas torrenciais que assolaram Minas Gerais em janeiro deste ano.
  • Os comitês comunitários formados por lideranças locais, diretoras das escolas e mães e pais de alunos indicaram como prioridade as reformas das quadras das Escolas Municipais José Estevão Braga e Padre Antônio Cândido, em Engenheiro Corrêa. As obras seguem em andamento, com previsão de entrega em julho de 2020.
Ouro Preto
  • Para iniciar as obras de descaracterização da barragem Doutor foi preciso garantir a segurança das 76 famílias da Zona de Autossalvamento (ZAS) e dos 30 metros seguintes nas comunidades de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira. Os moradores foram realocados para outros imóveis fora da ZAS, receberam uma doação financeira da Vale para despesas emergenciais auxílio mensal de um salário mínimo por adulto, meio salário mínimo por adolescente e ¼ para crianças.
Conselheiro Lafaiete
  • Em março, após constatarmos a necessidade da reavaliar uma pilha de estéril e ouvirmos uma comissão formada por pais e alunos, professores e servidores, alémda prefeitura, secretaria de Educação, Defesa Civil e Ministério Público, transferimos os alunos da Escola Municipal Meridional para uma escola provisória nas dependências do Unipac, com espaço totalmente adaptado às necessidades das 648 crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos.

Combate à COVID-19

Para ajudar o Governo de Minas Gerais na luta contra o coronavírus, negociamos o adiantamento de R$ 500 milhões do acordo final para a reparação dos efeitos do rompimento de Brumadinho, que ainda está sendo discutido. O recurso já está sendo aplicado no combate ao avanço da epidemia. Além disso, outras iniciativas foram realizadas:

  • Doação de 7,2 mil kits de higiene pessoal e mais de 32 mil litros de material de limpeza para o combate à pandemia em 14 presídios do estado.
  • R$10 milhões para ampliação de alas de atendimento nos hospitais Eduardo de Menezes e Hospital da Baleia, em Belo Horizonte.
  • Doação de 924 mil equipamentos de proteção (máscaras, luvas e aventais) e 55 mil kits de testes rápidos para 10 hospitais mineiros.
  • Disponibilização de três ambulâncias com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a Prefeitura de Mariana.
  • Disponibilização de cinco contêineres com ar condicionado e macas para a Santa Casa de Ouro Preto.
  • Investimentos de R$ 3 milhões na contratação de 15 pequenas confecções, fábricas de uniforme e projetos sociais em sete municípios para produção de máscaras de tecido.
  • Projeto Máscara para Todos: Mais de 40 costureiras de Brumadinho participaram do projeto que produziu 30 mil máscaras reutilizáveis. Além da renda extra, as profissionais receberam consultoria técnica e jurídica sobre formalização da atividade como microempreendedor individual (MEI).

Além do apoio ao Estado, nosso trabalho de reparação pelo rompimento da barragem B1 também se adaptou à realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus. Parte da equipe administrativa está trabalhando de casa desde março, assim como as pessoas que se enquadram no grupo de risco da Covid-19.

As atividades consideradas essenciais seguiram em andamento, com número reduzido de trabalhadores e obedecendo rígidas normas para proteger os profissionais e as comunidades.

Galeria de vídeos

18/05/2020

Sistema de abastecimento de água de Pará de Minas (MG)

11/02/2020

Saiba como estamos recuperando o meio ambiente em Brumadinho e região

16/01/2020

Conclusão das obras de contenção de rejeitos no córrego Ferro-Carvão

13/01/2020

O que estamos fazendo após 1 ano da tragédia em Brumadinho?

13/01/2020

O que fizemos em 1 ano por Brumadinho e região?

11/12/2019

Entenda como foi feita a descaracterização da Barragem 8B

09/12/2019

Estamos fazendo obras para eliminar todas as barragens iguais às de Brumadinho

30/10/2019

Marcelo Klein fala sobre Plano de Desenvolvimento de Territórios Impactados

29/10/2019

Saiba o que estamos fazendo para restabelecer o tráfego em Brumadinho e região

18/10/2019

Entenda as frentes de obras fundamentais que fazem parte do plano de reparação

08/10/2019

O que estamos fazendo para reparar os impactos do rompimento da barragem?

03/09/2019

Início da dragagem no Rio Paraopeba

30/08/2019

Entenda o processo de remoção de rejeitos do Rio Paraopeba

22/08/2019

Conheça as medidas para garantir o abastecimento de água em Belo Horizonte

19/08/2019

O que estamos fazendo para recuperar o meio ambiente?

09/08/2019

Saiba mais sobre o Centro de Monitoramento Geotécnico

15/07/2019

Prestação de contas: entenda as medidas de segurança das barragens

15/07/2019

O que estamos fazendo nas barragens para segurança das pessoas?

12/07/2019

Balanço dos 5 meses de Reparação em Brumadinho e região

03/07/2019

Marcelo Klein fala sobre os 5 meses de reparação em Brumadinho e região

26/06/2019

Obras de contenção e recuperação ambiental das áreas atingidas em Brumadinho e região

24/06/2019

O que foi feito por Brumadinho e região? - 4 meses

05/06/2019

Conheça a Estação de Tratamento de Água Fluvial

05/06/2019

O que foi feito por Brumadinho e região? - 3 meses

09/05/2019

Implementação da Estação de Tratamento de Água Fluvial (ETAF)

26/02/2019

O que foi feito por Brumadinho?

Acompanhe as principais ações da Vale desde o rompimento da barragem

2019
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
Junho

Junho

Assista ao vídeo

A Vale divulgou oficialmente o Plano de Reparação Integral (PRI), que é o seu compromisso público para implementar ações previstas nos acordos legais com diversos órgãos, governos, instituições, além de toda a sociedade. Diversas ações continuam em andamento nas fretes de meio ambiente, social, infraestrutura e também de apoio a territórios e combate à COVID-19. O foco das iniciativas a partir deste ano são entregas estruturantes e de longo prazo, com transformações duradouras para a população.

Acesse o balanço para ver em detalhe as ações até este mês

Janeiro

Assista ao vídeo

Um ano após o rompimento da Barragem I, em Brumadinho, o principal foco de atuação da Vale foi - e seguirá sendo - o atendimento às pessoas. Para as ações de reparação e, a empresa possui provisionados recursos de R$ 24,1 bilhões. Este orçamento prevê repasses para indenizações, intervenções ambientais, projetos socioeconômicos, apoio ao poder público e descaracterização das barragens a montante.

Dezembro

Imagem de equipamentos para limpeza do Rio Paraopeba

A Vale concluiu, no último mês, a descaracterização da primeira de nove barragens a montante que passarão por este processo. A empresa também destaca as ações e os resultados voltados para a recuperação do rio Paraopeba, que já teve mais de 3 bilhões de litros de água tratada e devolvida. Além disso, obras e iniciativas estão sendo tocadas para tratar e garantir o abastecimento de água nas áreas impactadas.

Novembro

Imagem de um pátio com diversos carros

Até este mês, a Vale já celebrou mais de 4.000 acordos, indenizando integralmente as pessoas. Nestas ações, já foram destinados recursos superiores a R$ 2 bilhões. Mais do que indenizações e doações, a Vale também estruturou o Programa de Assistência Integral aos Atingidos, que oferece planejamento e educação financeira, apoio para compra de imóveis, assistência técnica rural ao microempreendedor e às atividades de complemento de renda, além de acompanhamento social.

Outubro

Desde janeiro de 2019, a empresa destinou mais de R$2,3 bilhões para ações de reparação e compensação. Em reconhecimento ao trabalho das corporações em Brumadinho, a Vale concluiu este mês a doação de 77 veículos operacionais aos órgãos de segurança pública de Minas Gerais. Já a Estação de Tratamento de Água Fluvial, devolveu para o rio Paraopeba, até o dia 23 de outubro, mais de 1,9 bilhão de litros de água limpa, dentro dos padrões legais determinados Conama.

Setembro

Após oito meses, a Vale está realizando repasses emergenciais para mais de 107 mil pessoas. Dos animais domésticos sob seus cuidados, 127 já foram devolvidos aos donos ou adotados em feiras realizadas pela empresa. Também já foi iniciado o investimento de R$ 7,1 bilhões para descaracterização de barragens que utilizam o método de alteamento a montante. A Vale segue com as ações de monitoramento do rio Paraopeba e obras emergenciais.

Agosto

Assista ao vídeo

Em agosto, o destaque é para a construção de novo acesso viário de Córrego do Feijão à Avenida Alberto Flores, ligando a comunidade ao Centro de Brumadinho. O acesso será asfaltado e permitirá restabelecer o tráfego de veículos local e de passagem na comunidade de forma mais segura. Até este mês, mais de 106 mil pessoas já estão recebendo a indenização emergencial regularmente e 575 animais, dos 702 resgatados, ainda estão sob cuidados da Vale.

Julho

Até julho, foram pagas 171 indenizações individuais e a Vale continuará a avaliar casos de pessoas atingidas que queiram solicitar este direito. Também neste mês, fechamos com o MPT de Minas Gerais um do acordo definitivo de indenização para famílias de empregados e terceiros falecidos. Já no âmbito ambiental, foram removidos 750 mil metros cúbicos de material que são transportados para uma área autorizada por órgãos competentes.

Junho

Assista ao vídeo

A Vale tem atuado com foco total na reparação de danos, com ações que incluem indenizações, doações a órgãos públicos e pessoas impactadas, assistência médica e psicológica, compra de medicamentos, entre outros serviços. No total, foi investido R$ 1,5 bilhão em serviços ambientais, materiais de saúde, transporte e outros custos logísticos.

Maio

Assista ao vídeo

Quatro meses após o rompimento da Barragem I, mais de 69 mil moradores já receberam indenizações emergenciais em 15 municípios. A Vale também assinou um acordo com a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) para fazer aportes financeiros no valor total de R$ 100 milhões. Obras estruturais, ações de assistência humanitária e monitoramento ambiental também continuam sendo realizados.

Abril

Assista ao vídeo

Além do cuidado com as pessoas, a Vale segue tomando ações em relação ao meio ambiente. Atualmente, são 65 pontos de monitoramento nos rios próximos ao rompimento da barragem. Estão sendo coletadas amostras de rejeitos em 42 pontos próximos à barragem e ao longo do rio. Também se encontram em operação cinco membranas antiturbidez e já foram feitas mais de 300 mil análises da água, solo, rejeito e sedimento.

Março

Assista ao vídeo

Até este mês, 274 famílias de vítimas em Brumadinho receberam, cada uma, R$ 100 mil como doação. Ao todo, 10 hospitais e unidades de saúde foram mobilizados, além de cinco pontos de atendimento aos atingidos em diferentes cidades. A Vale formalizou ainda um aporte de R$ 20 milhões, em 15 de março, para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em reconhecimento ao trabalho em Brumadinho.

Fevereiro

Assista ao vídeo

Neste mês, inúmeros investimentos foram feitos para atender da melhor forma as comunidades impactadas. Foram investidos R$ 118 milhões na aquisição de medicamentos, água, equipamentos e custos logísticos, repassados R$ 2,6 milhões à prefeitura de Brumadinho para a compra de equipamentos emergenciais e contratação de profissionais das áreas de saúde e foram distribuídos mais de 12 milhões de litros de água para 15 municípios.

Vale Responde

Algumas das principais dúvidas recebidas pela Vale estão respondidas no Balanço da Reparação. A Vale mantem o diálogo aberto com as comunidades onde está presente. Se sua dúvida em relação a obras, iniciativas, termos utilizados pela empresa ou qualquer outro assunto ainda não foi respondida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no número 0800 031 0831.

Veja mais

Saiba mais sobre iniciativas para monitoramento e abastecimento de água

Leia mais

Confira informações sobre o processo de indenização

Leia mais

Leia todas as notícias sobre nossas ações de Reparação

Leia mais

Acesse página sobre programa de adoção responsável dos animais

Leia mais
Untitled 1