Contenção Emergencial de Barragens

Reparação

Contenção Emergencial de Barragens

Contenção Emergencial de Barragens

Contenções emergenciais são estruturas construídas à jusante das barragens que estão em nível 3 de emergência, com o objetivo de reduzir os riscos de impactos às pessoas e ao meio ambiente.

A estrutura montada funciona como uma barreira para conter os rejeitos em caso de rompimento das barragens.

Essas estruturas são feitas de concreto ou pedras. A escolha do material leva em consideração as características geológicas da região e o caráter emergencial das obras.

Barragens que estão recebendo contenção

Atualmente, as barragens que estão recebendo contenções são:

  • Sul Superior (Barão de Cocais)
  • B3/B4 (Macacos, Nova Lima)
  • Forquilhas I e III (entre Ouro Preto e Itabirito)

As obras devem ser finalizadas até fevereiro de 2020.

Confira imagens de contenções que estão sendo construídas

Barragem B3/B4

A contenção da barragem B3/B4 está localizada a 8km da estrutura e terá 190 metros de comprimento e 30 metros de altura.

Barragens Forquilhas 1 e 3

A contenção das barragens Forquilhas 1 e 3 está localizada a cerca de 11km das estruturas e possuirá 315 metros de comprimento e 60 metros de altura.

Barragem Sul Superior

A contenção da barragem Sul Superior está localizada a 6km da estrutura e possui 306 metros de comprimento e 36 metros de altura

Medidas de Segurança

Obras de contenção deste porte são monitoradas e acompanhadas de perto, com regras rígidas de segurança.

Monitoramento

Monitoramento das barragens 24 horas por dia, por meio de câmeras, estação robótica (capaz de detectar movimentações milimétricas na estrutura) e piezômetros automatizados conectados ao Centro de Monitoramento Geotécnico.

Capacitação e geolocalização

Trabalhadores que estão atuando nas obras das barragens Sul Superior e B3/B4 foram capacitados nos planos de segurança e de abandono dos locais; há controle de todos que acessam as estruturas por meio de um equipamento para rastreamento individual; comunicação via rádio pelos líderes de abandono; rotas de fuga e pontos de encontro sinalizados, além da realização de treinamentos de evacuação com frequência, como parte do plano de abandono.

Equipamentos de apoio

Os trabalhadores que realizam atividades diretamente nas barragens são capacitados no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e todos os serviços executados por eles são realizados com apoio de helicóptero. Isso significa que o trabalhador executa a atividade conectado o tempo todo ao helicóptero, o que permite um resgate imediato em uma situação de emergência.

Impacto das obras

Sabemos que obras deste porte geram impactos às comunidades. Para amenizar esse efeito estão sendo executadas as seguintes ações:

  • Caminhões-pipa molham as vias de acesso às obras para evitar dispersão de poeira
  • Medidores de ruído foram instalados para controlar limite de som proveniente das obras
  • Sistema de telemetria, que monitora a velocidade dos caminhões que transportam insumos para as obras, foi implantado para reforçar a segurança do tráfego
  • As vias foram totalmente sinalizadas
  • Veículos utilizados nas obras passam por inspeção visual para garantir as condições de tráfego
  • Está sendo realizado trabalho de sensibilização dos motoristas, por meio de campanhas educativas e blitz, com teste do bafômetro
  • Foram criados acessos alternativos para reduzir o tráfego de veículos pesados nas vias utilizadas pelas comunidades