Vale esclarece sobre mina Gongo Soco

Sobre a Vale

Vale esclarece sobre mina Gongo Soco

Marcelo Barros fala sobre medidas preventivas em Barão de Cocais

Assim que identificou movimentação no talude Norte, na cava da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), paralisada desde 2016, a Vale informou imediatamente as autoridades competentes e vem tomando uma série de medidas necessárias para informar a população s obre a situação na cava e na barragem Sul Superior, que fica aproximadamente a 1,5 km de distância do talude.

Cabe ressaltar que não há elementos técnicos para se afirmar que o eventual escorregamento deste talude desencadeará gatilho para a ruptura da barragem Sul Superior. Mesmo assim, a Vale está reforçando o nível de alerta e prontidão para o caso extremo de rompimento. A cava e a barragem são monitoradas 24h por dia.

O que é talude?

Talude é um termo técnico genérico para designar qualquer superfície inclinada que delimita uma massa de solo, rocha ou outro material (minério, escória, estéril, lixo etc). Taludes podem ser naturais, também chamados de encostas – quando são formados pela natureza sem interferência humana – ou artificiais – formados por aterros ou modificados por obras.

No caso da mina, taludes são terrenos inclinados que dão sustentação à cava.

Nível de segurança

A barragem Sul Superior está em nível 3. A Vale vem mantendo interlocução com as comunidades, prefeituras, defesas civis, empresas e demais órgãos competentes da região.

Em 8 de fevereiro, cerca de 400 pessoas da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem - comunidades de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo – já haviam sido removidas preventivamente e foram acolhidas em moradias provisórias alugadas pela Vale, hotéis, pousadas da região e casa de familiares, respeitando a vontade de cada um.

A empresa realizou simulados de emergência com moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) dos municípios de Barão de Cocais (25/3), Santa Bárbara (29/3) e São Gonçalo do Rio Abaixo (3/4). Foram instalados sete pontos de encontro em Barão de Cocais com funcionamento 24 horas por dia.


Simulado de evacuação – 18 de maio de 2019

Um novo simulado de evacuação foi realizado no sábado, dia 18 de maio, às 15h, para reforço de treinamento da população de Barão de Cocais. As equipes da Vale deram apoio à realização do simulado, que foi conduzido pela Defesa Civil. Ao todo, 1.625 pessoas participaram.


Medidas de contenção

Como parte de ações preventivas de engenharia, a Vale iniciou, no dia 16 de maio, a terraplenagem para construção da contenção em concreto localizada a 6 km à jusante da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais. Além dessa estrutura, que fará a retenção de grande parte do volume de rejeitos da barragem Sul Superior em caso de rompimento, a Vale está realizando intervenções de terraplenagem, contenções com telas metálicas e posicionamento de blocos de granito.

Essa obra atuará como barreira física no sentido de reduzir a velocidade de avanço de uma possível mancha, contendo o espalhamento do material a uma área mais restrita. O objetivo é reduzir os possíveis impactos às pessoas e ao meio ambiente no cenário extremo de um rompimento da estrutura.

Veja como é feita a segurança das barragens da Vale

Confira a localização do talude na mina Gongo Soco



Veja todas as informações sobre Barão de Cocais

Entenda melhor os termos técnicos sobre barragens