Carvão

Mineração

Carvão

Carvão

A Vale está presente no segmento de carvão, insumo essencial para a transformação de minério de ferro em aço.

Além da indústria siderúrgica, utiliza-se o produto para a geração de energia.

  • ​Carvão metalúrgico

    Utilizado na fabricação do aço, é o foco de nossas operações e projetos

  • Carvão térmico

    Também produzido por nossas operações, é utilizado para gerar calor e energia em usinas termelétricas


 

Onde?

Por meio de operações e projetos, estamos presentes em Moçambique. O país se destaca como um dos que mais crescerão na oferta global de carvão.

Mapa
Mina de carvão – Moatize – Moçambique galeria de imagens

Moatize

Em operação desde Setembro de 2011, a Mina de Carvão de Moatize, em Moçambique, produz carvão metalúrgico e térmico e concentra os nossos maiores investimentos do segmento. Um grande desafio no país é a logística. Para escoar o nosso carvão, investimos em uma ferrovia que se conecta a um porto: Corredor de Nacala.

Corredor Nacala

Corredor logístico que liga Moatize ao porto de Nacala e contempla infraestruturas ferro-portuárias. A ferrovia passa por dois países, Moçambique e Malawi, totalizando 912 km de extensão, dos quais 684 foram reabilitados e 228 km construídos.

A infraestrutura portuária estende-se por cerca de 600 hectares, ao largo da baía de Nacala, distrito de Nacala-a-Velha. Tem águas profundas e é multiusuário, ou seja, possibilita o acesso de diversas empresas à infraestrutura. Foi projetado para receber e exportar cerca de 18 milhões de toneladas de carvão, além de carga geral e, especialmente, transporte diário de passageiros.


 

Tecnologia

Infraestrutura

A construção e a recuperação de ferrovias na África auxiliam o desenvolvimento econômico e social do continente. Além de escoar nossa produção, as ferrovias que operamos facilitam o deslocamento de produtos diversos.

       
​​