O relatório de produção da Vale do terceiro trimestre de 2020 (3T20) foi divulgado na segunda-feira, 19 de outubro. A empresa está evoluindo com seu plano de estabilização e entregou uma forte produção de minério de ferro no 3T20. Os negócios de Níquel e Cobre conseguiram recuperar a produtividade para um início robusto no 4T20, após normalizar a rotina de manutenção no trimestre. Os resultados foram possibilitados pelo comprometimento da força de trabalho com os padrões de segurança da empresa e com rígida disciplina operacional, seguindo a implantação contínua do Sistema de Produção Vale (VPS).
A produção de finos de minério de ferro totalizou 88,7 Mt, um aumento de 21,1 Mt em relação ao trimestre anterior. O recorde de produção de 56,9 Mt em um trimestre foi alcançado no Sistema Norte, com agosto como o melhor mês, com 19,7 Mt. O S11D teve uma produção recorde em setembro, com 8,3 Mt, e no trimestre, com 24,4 Mt. Já o volume de vendas de finos de minério de ferro e pelotas, com prêmio de US$ 4.6/t, atingiu 74,2 Mt no 3T20, um aumento de 20,4%.
O desempenho geral dos Sistemas Sul e Sudeste melhorou em todas as unidades operacionais, notadamente no Complexo de Itabira e na mina de Timbopeba (operando por um trimestre inteiro, devido à retomada em junho), e com a retomada das operações na mina de Fazendão em julho.
As operações têm alcançado maiores taxas e estabilidade com segurança, a partir da implantação progressiva do VPS e de medidas como a Permissão de Trabalho Seguro (PTS), essenciais para transformar a cultura da Vale em uma cultura voltada para a segurança e a excelência operacional.