Perguntas Frequentes

Pessoas

Perguntas Frequentes

Vagas

  • Como posso cadastrar meu currículo?

    Acesse: https://tinyurl.com/y2wj8mjj e saiba como visualizar todas as vagas disponíveis.

  • Como consulto as vagas em aberto?

    Acesse: https://tinyurl.com/y2wj8mjj e saiba como visualizar todas as vagas disponíveis.

  • Como vou saber se fui aprovado em um processo seletivo?

    O acompanhamento dos processos seletivos (exceto os processos para porta de entrada), é feito através comunicação por e-mail. No momento da inscrição do candidato no site, ele(a) recebe um e-mail com confirmação de inscrição. Com o andamento do processo seletivo, o candidato(a) receberá uma comunicação via e-mail informando seu avanço (convite para entrevista, teste, etc) no processo seletivo, feedback negativo ou cancelamento da vaga. Caso seja aprovado, o candidato receberá uma ligação/comunicação do recrutador informando a aprovação no processo. Para processo seletivos de portas de entrada, o acompanhamento das inscrições variará de acordo com o processo montado junto às consultorias parceiras que apoiam em cada um desses projetos.

  • Entrei em meu cadastro, mas a informação Acompanhe o Processo mostra o resultado do processo anterior. Preciso fazer um novo cadastro?

    O candidato pode conferir se sua inscrição teve sucesso acessando o seu e-mail (lembre-se de também acessar sua caixa de spam) e conferindo se recebeu a confirmação de candidatura.

  • Estou no Banco de Talentos. E agora?

    Se você está no nosso Banco de Talentos, pode ser contatado para participar de processos seletivos à qualquer momento. Caso seu perfil seja identificado com um perfil alinhado para alguma vaga específica, a equipe de recrutamento entrará em contato para conversar e entender se há interesse na vaga. No entanto, o fato de estar no Banco de Talentos não garante ser chamado novamente, visto que apenas convocados os candidatos que tiverem o perfil adequado às novas vagas. Continue sempre atento às vagas publicadas no nosso site de carreiras.

  • Fiquei no Banco de Talentos. Preciso me reinscrever no próximo processo seletivo?

    Se você está no nosso Banco de Talentos, não precisa se reinscrever, a não ser que possua alguma atualização de currículo. Você pode ser contatado para participar de processos seletivos à qualquer momento. Caso seu perfil seja identificado com um perfil alinhado para alguma vaga específica, a equipe de recrutamento entrará em contato para conversar e entender se há interesse na vaga. Continue sempre atento às vagas publicadas no nosso site de carreiras.

  • Vale não cobra taxa de inscrição

    Todas as vagas são divulgadas na página www.vale.com/oportunidades, nas nossas redes sociais e por meio de consultorias parceiras. A Vale nunca cobra taxa de inscrição de seus candidatos. Caso tenha alguma dúvida sobre este processo, tenha sido abordado em algum outro canal ou queira saber quais consultorias são nossas parceiras em recrutamento e seleção, entre em contato pelo Fale Conosco.

Estágio

  • Como posso me inscrever no programa de estágio?

    Agradecemos o interesse em estagiar conosco. Acesse: www.vale.com/estagio e confira todas as informações sobre nosso programa.

  • Quais as localidades dos programas de estágio?

    O Programa de Estágio acontece em todas as localidades da Vale no Brasil, mas a disponibilidade de vagas pode variar de acordo com a demanda das áreas de negócio. Acesse: www.vale.com/estagio e confira todas as informações sobre o programa.

Programa de Formação Profissional

  • Como posso me inscrever?

    O Programa Formação Profissional oferece cursos para quem procura uma carreira técnica e deseja trabalhar nas áreas operacionais da Vale – como manutenção mecânica, ferrovia e portos – para pessoas que completaram o ensino médio ou técnico. Acesse: www.vale.com/oportunidades e clique no ícone do programa (ao lado esquerdo da página).

  • Como faço para acompanhar o processo de seleção?

    O acompanhamento de processo ainda existe? Se sim, seguir com a resposta anterior.

  • Como vou saber os resultados das etapas de seleção?

    O candidato pode conferir se sua inscrição teve sucesso acessando o seu e-mail (lembre-se de também acessar sua caixa de spam) e conferindo se recebeu a confirmação de candidatura.

  • Quais as localidades dos programas?

    O Programa Formação Profissional acontece nos lugares onde a Vale atua, e as vagas são abertas de acordo com as necessidades da empresa.

Vagas Internacionais

  • Como posso me inscrever?

    Cada país possui seu próprio processo seletivo para diferentes oportunidades. É importante verificar os requerimentos básicos nas páginas de cada país, enviando e-mails para os contatos oferecidos. Isso pode ser feito entrando na página de Oportunidades e clicando na bandeira do país desejado.

  • Como vejo as vagas disponíveis e como me inscrevo?

    Acesse esta página, clique na bandeira do país desejado e você será direcionado para enviar o seu currículo para o e-mail de recrutamento do país.

  • Preciso me inscrever em cada um dos países para concorrer às suas vagas?

    Sim. Cada país possui sua própria base de dados e seleção.

  • Preciso ser fluente em idiomas estrangeiros?

    Cada país possui seu próprio processo seletivo para diferentes oportunidades. É importante verificar os requerimentos básicos nas páginas de cada país, enviando e-mails para os contatos oferecidos. Isso pode ser feito entrando na página Oportunidades Internacionais e clicando na bandeira do país desejado.

  • Preciso tirar visto de trabalho para o país onde eu quero trabalhar?

    Cada país possui seu próprio processo seletivo e cada vaga possui requisitos específicos. Normalmente, as vagas aceitam apenas candidatos que possuam permissão de trabalho no país, a não ser que seja indicado na descrição da vaga que a Vale está disposta a oferecer suporte no processo de visto de trabalho e que, portanto, candidatos estrangeiros sem permissão de trabalho no país também serão elegíveis. É importante verificar os requerimentos básicos nas páginas de cada país, enviando e-mails para os contatos oferecidos. Isso pode ser feito entrando na página de Oportunidades (https://tinyurl.com/y2rjg4bq) e clicando na bandeira do país desejado.

Voltar para Oportunidades no Brasil