Programa Formação Profissional

Pessoas

Programa Formação Profissional

Programa de Formação

Programa Formação Profissional

O Programa Formação Profissional oferece cursos para quem procura uma carreira técnica e deseja trabalhar nas áreas operacionais da Vale – como manutenção mecânica, ferrovia e portos – para pessoas que completaram o ensino médio ou técnico.

Ao participar do programa, os profissionais recebem uma formação única e customizada, em instituições reconhecidas no país, e ter​ão a oportunidade de aplicar o conhecimento na Vale, adquirindo experiência.

O programa possui uma etapa teórica e outra prática. Durante a parte teórica, os participantes recebem bolsa-auxílio e, na etapa prática, enquanto fazem a formação dentro da Vale, recebem salário. A duração de cada uma dessas etapas varia conforme a localidade e a área de formação.​

Profissionais que se destacarem, ao fim do programa, podem ser contratados como empregados, caso haja vagas disponíveis na empresa.

A Vale investe neste programa desde 2004 e o seu principal intuito é gerar talentos por meio da qualificação técnica, independentemente de gênero, raça ou religião.

As inscrições para o Programa de Formação Profissional de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão abertas entre os dias 25/06 e 07/07. Há vagas para os cursos de especialização em Mecânica, Elétrica, Solda e Equipamentos de Mina e Usina em diferentes regiões destes estados.

A Vale aposta na diversidade entre seus empregados e adota práticas que têm por objetivo reconhecer e promover a singularidade do indivíduo. Por isso, contamos com a participação de profissionais de todos os gêneros e pessoas com deficiência (PcD). Leia abaixo mais informações sobre o processo.

Perfil

  • Faixa etária acima de 18 anos
  • Ensino médio completo
    Com formação em Elétrica, Mecânica, Solda, Metalurgia, Edificações ou Ferrovia
  • Disponibilidade em período integral
  • Residir nas regiões abrangidas pelo programa
    Brumadinho (MG), Congonhas (MG), Itabira (MG), Itabirito (MG), Mariana (MG), Nova Lima (MG), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), Rio Piracicaba (MG), Santa Barbara (MG), Grande Vitória (ES), Itaguaí (RJ) e Mangaratiba (RJ)

Duração do programa

Fase teórica: 2 a 3 meses

Fase prática: 9 meses

Vagas por localidade

Espírito Santo

Clique aqui para se inscrever para formação em Mecânica, Elétrica, Operador de Equipamento

Clique aqui para se inscrever para formação em Operador Mantenedor


Minas Gerais

Clique aqui para se inscrever

Clique aqui para se inscrever para o trainee técnico operacional na ferrovia


Rio de Janeiro

Clique aqui para se inscrever para formação em Elétrica

Confira as etapas do processo seletivo

Fase Período
Inscrições 25/06 a 07/07
Prova 29/06 a 08/07
Dinâmica de Grupo 13/07 a 22/07
Entrevista com Gestor 27/07 a 31/07
Avaliação Psicológica 28/07 a 05/08
Exame médico e envio de documentos 10/08 a 14/08
Início das aulas 15/09

Este ano, por conta das medidas de segurança e de prevenção contra a COVID-19, todas as etapas do processo seletivo serão realizadas online.