Vitrine Tecnológica

Vitrine Tecnológica

Vitrine Tecnológica

Vitrine Tecnológica

A Vale acredita que a inovação é a chave de conexão para um futuro sustentável e para uma atuação segura em suas operações. Por esse motivo, realiza constantemente investimentos em novas tecnologias, levando à construção de um significativo portfólio de patentes ao longo dos anos.

A Vitrine Tecnológica da Vale tem o objetivo de apresentar ao mercado algumas dessas tecnologias que estão disponíveis para licenciamento. O licenciamento permite que empresas e demais instituições interessadas possam usar e/ou comercializar a tecnologia protegida por patente.

Dessa forma constrói-se um ambiente de benefício mútuo e estímulo à inovação na sociedade.

Licenciamento: Parceria com a Vale

Realizar uma parceria com a Vale por meio do licenciamento de patentes é uma oportunidade para que empresas e instituições se beneficiem de décadas de trabalho de pesquisadores e empregados que conhecem profundamente os mais diversos campos tecnológicos. São diversas tecnologias com DNA Vale.

Como iniciamos o processo de licenciamento?

Podem participar do processo startups, empresas e demais instituições.

1

Primeiramente, busque a tecnologia na listagem abaixo.

2

Caso tenha interesse por alguma tecnologia, entre em contato conosco: pi.online@vale.com

3

Será assinado um termo de confidencialidade e iniciaremos as discussões técnicas e a negociação dos termos do contrato.

4

Com tudo acertado, ocorre a assinatura do contrato de licenciamento e o início da parceria.

Mina
Ferrovia
Porto
Correia Transportadora
Sustentabilidade, Saúde e Segurança
Equipamentos e processos diversos
Sapata Flexível para esteiras sem-fim de máquinas de grande porte

Como reduzir as quebras constantes das sapatas de uma esteira sem-fim? Pensando em uma solução para esta situação, desenvolvemos um novo tipo de sapata, chama de “sapata flexível” e um método de fabricação próprio destas sapatas.

Documento de patente: BR102018016476-7

Haste de perfuratriz para quebra de borda de furo

Haste de perfuratriz para quebra de borda de furo que realiza a quebra de bordas de furos com mais segurança, produtividade e menor custo.

Documento de patente: BR102018001919 8

Veículo para depósito de explosivos em furos de desmonte e método de uso

Caminhão de explosivos autônomo configurado para auxiliar no processo de desmonte de bancadas de mineração. Veículo configurado para a deposição de explosivos em furos de minas de exploração a céu aberto, sendo este veículo capaz de realizar todas as sete etapas realizadas no processo manual de deposição de explosivos, de forma automática, completamente livre de intervenção humana.

Documento de patente: BR 10 2016 024215-0

Locomotiva auxiliar dinâmica - Helper

Sistema que permite engate e desengate de locomotiva auxiliar (Helper) sem a necessidade de parada da composição ferroviária. O sistema utiliza dispositivo EOT (end-of-train), GPS, laser, dispositivo IHM (interface homem-máquina), display LCD e outros sensores/equipamentos para processar informações de velocidade da composição, aferir a distância entre os equipamentos, manter a temperatura dos transdutores, garantir o alinhamento do engate e, enfim, acoplar e desacoplar o Helper com o último vagão da locomotiva, em movimento.

Documento de patente: PI 1009171-8

Marco de entrevias

Dispositivo utilizado para a segurança das operações ferroviárias, que consiste em um sinal visual fixado no solo, que determina o ponto limite para a passagem simultânea de dois materiais rodantes (locomotivas, trens, vagões ferroviários e equipamentos de via permanente) em trajetórias paralelas de deslocamento. A invenção possui o objetivo secundário de realizar a guarda dos calços ferroviários, visto que os mesmos são usualmente empregados em proximidade à região onde são instalados os marcos de entrevias.

Documento de patente: BR102016016793-0

Dispositivo para limpeza de lastro de trilhos

Dispositivo que realiza mecanicamente a limpeza de lastros ferroviários, permitindo que a operação seja realizada em um menor tempo e de maneira mais prática. Evita excessivo esforço físico e exposição dos operadores às condições climáticas locais, tornando-se uma atividade mais ergonômica e de menor risco.

Documento de patente: BR102017006082-9

Sistema e método para o monitoramento de rodas ferroviárias

O sistema de monitoramento faz uso de métodos computacionais e câmeras sincronizadas instaladas na via, que capturam imagem da roda ferroviária. Estas imagens, juntamente com cada um dos parâmetros de calibração da câmera, possibilitam uma reconstrução 3D de ambos lados da roda ferroviária. Desse modo, é possível verificar se a roda ferroviária possui deformações, calos ou irregularidades.

Documento de patente: BR 10 2017 002219-6

Sistema e método de controle para viradores de vagões

Sistema de controle de viradores de vagões que leva conta todos os elementos e variáveis envolvidos no ciclo, permitindo alcançar máxima produtividade. O sistema possui três controles integrados e comunicantes em malha fechada: (i) um controle do carro posicionador; (ii) um controle de nível dos silos; e (iii) um controle de fluxo dos alimentadores. Os controles possuem dispositivos (radar, encoder e inversor/conversor) que coletam dados que serão integrados e comunicados em malha fechada, modificando o tempo de ciclo para manter a produtividade máxima do equipamento.

Documento de patente: BR102017020555-0

Dispositivo para carregamento de navios graneleiros

Dispositivo para carregamento de navios graneleiros associado à escotilha da tampa do porão de armazenamento do navio, dispensando a utilização de estruturas pesadas e robustas (como coberturas e abrigos) para evitar que o material disposto no interior do porão tenha contato com água da chuva ou outros contaminantes. Fixado à extremidade da tromba do carregador de navios, permite sua instalação e remoção sempre que necessário, podendo ser empregado em tempos chuvosos ou não.

Com a utilização do dispositivo, a tampa do porão não necessita ser aberta para realizar o carregamento do navio.

Documento de patente: BR102017014425-9

Conjunto de grades de proteção para transportadores de correia

Conjunto de grades de proteção projetado para realizar uma proteção segura e econômica de toda a extensão lateral de um transportador de correia (TC) e de qualquer outro equipamento onde tal proteção se faça necessária.

Tal segurança se dá por conta da fixação segura das grades de proteção, que impedem que pessoas não habilitadas tenham contato ao equipamento protegido, e a economia é gerada pelo fato da utilização de apenas duas colunas e um eixo central para fixação de diversas grades de proteção, não se fazendo necessário uma grande quantidade de elementos estruturais para uma grande extensão do TC.

Documento de patente: BR202016022074-8

Dispositivo robótico para inspeção de transportadores de correia

Dispositivo robótico para inspeção de componentes de um transportador de correia (TC) que compreende uma plataforma móvel dotada de rodas e esteiras para a locomoção e um braço robótico. O braço robótico contém estrutura articulada para que seja possível alcançar pontos de interesse, e possui sensor de vibrações para possibilitar a medição da vibração dos componentes do equipamento. Dispositivo que permite sua locomoção através de acessos do TC, ultrapassar obstáculos, subir e descer escadas, bem como operar em diferentes terrenos, como pavimento, terra, lama, grade e chapas metálicas.

Documento de patente: BR202016022074-8

Cavalete tubular para fixação de rolos de retorno de transportadores de correia

Cavalete tubular para fixação de rolos de retorno de transportadores de correia, cujo design evita o acúmulo de material sobre a estrutura do cavalete devido à sua estrutura tubular, minimizando danos à correia, aos roletes e à estrutura do transportador, principalmente danos devidos à corrosão e falha dos rolamentos em função de acúmulo de poeira e sujeira.

Documento de patente: BR202018016205-0

Dispositivo para manuseio de rolos de carga

Dispositivo para manuseio de rolos de carga de transportadores de correia, composto por duas partes que são unidas formando uma “trave”, na qual há um cabo de aço com um levantador magnético e um acionador que faz o esforço de elevar e posicionar o rolo de carga. A utilização do dispositivo contribui para a segurança, ergonomia e praticidade no processo de substituição de rolos.

Documento de patente: BR 20 2018 003517-2

Tenaz para fixação e tensionamento

Tenaz que compreende uma trava semiautomática para fixação e tensionamento da borda lateral de uma cinta de correia transportadora na região do virador de correia, cuja instalação na borda da cinta dispensa o uso de andaimes ou equipamentos similares, uma vez que o próprio peso da tenaz é suficiente para que a mesma seja encaixada na borda da correia, promovendo, assim, uma maior eficiência e segurança ao processo.

Documento de patente: BR 20 2018 007150-0

Mesa para troca de correias em transportadores de correias e método de troca de correias

Mesa para troca de correias em transportadores de correias que permite realizar uma reversão de seus cavaletes da orientação vertical para horizontal, ou vice-versa, possibilitando a instalação de uma prensa apoiada e instalada sobre a referida mesa. A presente invenção também se refere a um método de troca de correias, que faz uso da mesa citada anteriormente, aumentando significativamente a segurança, ergonomia, eficiência e produtividade dessa atividade de manutenção.

Documento de patente: BR 10 2019 007444 2

Dispositivo portátil para realizar a lavagem de um recipiente de armazenamento de produtos químicos

Dispositivo portátil capaz de lavar vapores/gases gerados durante a lavagem de recipientes de armazenamento de produtos químicos. A invenção compreende uma pluralidade anéis de pall em seu interior, que tem a finalidade de criar uma barreira para reter os gases por mais tempo no interior do dispositivo para que esses sejam solubilizados e descartados via efluente líquido, e não expelidos como vapores gasosos. Promoção da saúde e segurança do empregado.

Documento de patente: BR102020002353-5

Dispositivo para inibição da emissão de material particulado em transportadores de correias - Manifold

Dispositivo desenvolvido para utilização no processo de resfriamento de pelotas, ou produtos quentes diversos, ao longo de seu transporte por meio de transportadores de correias. Com este dispositivo é possível umidificar e resfriar de maneira eficiente todas as camadas de produto dispostas sobre a correia, minimizando as emissões de particulados e reduzindo o consumo de água utilizada no processo.

O dispositivo possui elementos tubulares que lançam água sobre as pelotas, de forma que a vazão de água varie ao longo da seção transversal do transportador de correias em função da altura de leito de pelotas quentes sobre o transportador.

Documento de patente: BR102018077231-7

Processo de inibição de emissão de particulados

Processo de inibição de emissão de particulados baseado no uso de um inibidor oriundo do biodiesel, que possui alto ponto de ebulição e não evapora quando em contato com as pelotas oriundas do processo de queima numa planta de pelotização.

Documento de patente: PI0903986-4

Dispositivo para sacar buchas cônicas

Disposto para sacar buchas cônicas capaz de auxiliar na atividade de dissociação de buchas cônicas instaladas em equipamentos diversos, tais como eixos e polias em maquinários industriais. O dispositivo compreende uma estrutura de montagem, um parafuso de fixação e um acionador. A estrutura de montagem consiste no elemento para associação do dispositivo com a bucha cônica. O acionador constitui um cilindro, sendo configurado para realizar um movimento de cunha do rasgo longitudinal e, consequentemente, permitir sacar a bucha cônica. Com o dispositivo é necessário apenas que o colaborador acione o acionador para que o mesmo realize um movimento de cunha do rasgo longitudinal da bucha para abri-lo e, consequentemente, sacar a bucha cônica.

Documento de patente: BR 102020005248-9

Rodas para trucks de translação

Novo modelo de roda para trucks de translação que possui corpo de roda e conjunto de frisos segmentados para que seja possível removê-los mesmo quando a roda está montada no rodeiro, evitando assim a remoção do rodeiro do truck de translação. Desta forma, a manutenção ocorre de forma rápida, prática e econômica.

Documento de patente: BR202016005359-0

Bancada para manutenção de rodas

Bancada para manutenção de rodas de máquinas de pátio, viradores de vagões e outras máquinas ferroviárias que permite uma manutenção segura e eficiente. O dispositivo permite que o operário tenha ampla visão e alcance à roda que está sendo submetida à manutenção, uma vez que suas fixações cobrem apenas uma pequena porção das rodas.

Documento de patente: BR102016024194-4

Dispositivo para desmontagem de truck motriz

Dispositivo para desmontagem de truck motriz de utilização simples e prática, garantindo maior segurança e ergonomia para essa operação.

Documento de patente: BR202018013705-6

Dispositivo móvel para proteção de cabos no içamento de carga

Dispositivo móvel projetado para promover a proteção de cabos no içamento de carga. O dispositivo é associado ao cabo de aço e se desloca ao longo deste cabo de aço, de modo a se posicionar junto aos cantos vivos ou bordas das cargas e prevenir a formação de dobras no cabo de aço.

Documento de patente: PI1106614-8

Dispositivo automatizado de lixamento de tambor de correia transportadora

Dispositivo automatizado de lixamento de tambor de correia transportadora que permite a execução dessa etapa de manutenção de forma prática, segura e com maior produtividade.

Documento de patente: BR102018072931 4

Prensa de rolos para minérios e método para obtenção de máxima eficiência de uma prensa de rolos

Prensa de rolos para minério de ferro, dotada de um meio para controle de eficiência e um método configurado para maximizar a eficiência de uma prensa de rolos. Mais econômica, mais eficiente e menos suscetível a falhas humanas que as prensas convencionais.

Documento de patente: BR 10 2015 021252-6

Balancim para sistemas de translação

Balancim para truck de translação de máquinas de pátio de grande porte que possui apoios soldados em cada face transversal do seu chassi para permitir que os cilindros hidráulicos sejam posicionados sobre suas estruturas durante operações de macaqueamento, aumentando a segurança, uma vez que não é necessário improvisar apoios para os cilindros hidráulicos nesta operação.

Documento de patente: BR 20 2016 017300-6

Ferramenta para movimentar e travar contrapesos

Ferramenta para movimentar e travar contrapesos de excitadores de peneiras vibratórias, auxiliando na operação de troca de excitador. A ferramenta é composta por uma chave de giro e uma chave de trava. A chave de giro compreende um braço, um furo de eixo e um furo de içamento, sendo essa configurada para realizar um giro do eixo do excitador e consequentemente movimentar os contrapesos. A chave de trava compreende um braço, um furo de eixo e uma tampa, sendo essa utilizada para travar o eixo e impedir assim a movimentação dos contrapesos.

Documento de patente: BR 20 2018 010390 9

Aparelho para medição online de campo magnético em usinas de beneficiamento de minério de ferro

Aparelho para medição online de campo magnético em separadores magnéticos, que compreende elemento transdutor de força fixo em uma extremidade, suporte metálico ao elemento transdutor de força em outra extremidade, em que o elemento transdutor de força converte esforço mecânico proveniente da força de atração exercida pelo campo magnético sobre o suporte metálico em sinal elétrico representativo do campo magnético.

Documento de patente: BR 10 2018 012398-0

Disposição construtiva introduzida em calibrador automático de densímetros radioativos

Calibrador de densímetros que compreende uma estrutura metálica, duas placas de calibração retangulares, uma placa de bloqueio e um controlador automático conectado ao sistema de controle do densímetro. O controlador é interligado por meio de uma haste à estrutura metálica com objetivo de movimentar essa estrutura para posicionar uma das placas (ou o vão) em frente aos feixes de radiação do densímetro. São eliminados riscos de exposição à radiação do densímetro; trabalho em altura; contato com a polpa pressurizada; e condições prejudiciais a ergonomia do trabalho.

Documento de patente: BR 20 2018 016039-2

Dispositivo de sustentação para locação topográfica

Dispositivo de sustentação para locação topográfica que compreende uma haste formando o seu corpo principal, onde em uma primeira extremidade se encontra um manípulo para permitir que o dispositivo seja operado, e há uma segunda extremidade contendo aberturas que podem ser arranjadas para o encaixe e sustentação de pino e/ou estaca.

Documento de patente: BR 20 2019 021906 3

Sistema para detecção de vazamento de polpa em gaxetas

Sistema para detecção de vazamento de polpa em gaxetas aplicadas em equipamento diversos, mais especificamente, equipamentos que realizam a movimentação de polpas. Tal sistema recebe constantemente o efluente de uma gaxeta em um recipiente de armazenagem por meio de uma calha coletora, realizando um monitoramento da massa desse recipiente de armazenagem por meio de uma balança que se movimenta internamente de acordo com o aumento da massa. Essa movimentação é detectada por um sensor comunicante com um controlador que emite alertas para informar sobre o vazamento de polpa na gaxeta.

Documento de patente: BR 10 2020 005194 6

Dúvidas?

Para informações, entre em contato pelo e-mail: pi.online@vale.com