Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Untitled 1

Composição Acionária

Em dezembro de 2017, a Vale anunciou a sua migração para o Novo Mercado, segmento especial de listagem da B3 S.A. que possui um padrão de governança corporativa diferenciado. A listagem nesse segmento especial implica a adoção de um conjunto de regras societárias e de governança, além da divulgação de políticas e existência de mecanismos de transparência, fiscalização e controle. A Vale tem uma base de acionistas global e diversificada.

Os acionistas minoritários passaram a ter maior representatividade nas principais decisões da empresa, com pleno direito a voto e tratamento igual aos controladores.

O Estatuto Social da Companhia prevê, em caso de alienação de controle, o direito de alienar as ações em condições idênticas às do acionista controlador alienante (100% tag along). Além disso prevê a realização de oferta pública de aquisição em caso de aquisição que resulte na titularidade de 25% ou mais do total das ações ordinárias de emissão da Companhia ou do capital total da Companhia (excluídas as ações em tesouraria) ou em caso de deliberação de saída da Companhia do Novo Mercado.

O Acordo de Acionistas da Vale vigente entre Litela Participações S.A., Litel Participações S.A., Bradespar S.A.,Mitsui & Co., Ltd. e BNDES Participações S.A. - BNDESPAR, expirou em  09 de novembro de 2020. A partir de 10 denovembro de 2020, as ações e, portanto, os votos, pertencentes aos acionistas acima mencionados, não estarão mais vinculadas ao acordo.

O Acordo de Acionistas da Vale foi assinado em 14 de agosto de 2017, sem previsão de renovação, a fim de proporcionar estabilidade à Companhia e ajustar sua estrutura de governança corporativa durante o período de transição para se tornar uma empresa de capital disperso. 

Desde então, a Vale vem investindo na evolução de sua governança, buscando referências nas melhores práticas nacionais e internacionais e aprofundando o entendimento da perspectiva dos investidores sobre esses temas, bem como se adequando às novas exigências do regulamento do Novo Mercado.

Nesse sentido, atualmente seu Conselho de Administração é composto por mais membros com experiência em mineração ou indústria correlata, com expertise em sustentabilidade e em governança, além de contar com a adição de três membros independentes.

Mais recentemente, a Vale anunciou o Comitê de Nomeação que irá propor melhorias relacionadas à estrutura, tamanho e competências do Conselho de Administração, fatores essenciais para a definição dos candidatos para a Assembleia Geral Ordinária de 2021. 

Para os próximos anos, a liderança da Vale terá o desafio de continuar a criação de valor sustentável e a transformação cultural em toda a Companhia, confiante no caminho que a levará a se tornar uma das empresas mais seguras e confiáveis do setor de mineração


A Vale tem uma base de acionistas global e diversificada
Total de ações 31 de março de 2021

Gráfico de Composição Acionária

Golden Shares

As ações preferenciais de classe especial, golden shares, devem ser obrigatoriamente de titularidade do governo brasileiro. O detentor das ações preferenciais de classe especial possui os seguintes direitos:

  • Mesmos direitos políticos das ações ordinárias, com exceção do voto para eleição dos membros do Conselho de Administração, que somente será assegurado às ações preferenciais da classe especial nas hipóteses previstas nos §4º e §5º do artigo 141 da Lei das Sociedades por Ações,
  • Eleger e destituir um membro do Conselho Fiscal e o respectivo suplente,
  • Poder de veto limitado sobre certas ações da Companhia, e
  • Preferência de dividendos.

As golden shares possuem direito de veto sobre as seguintes matérias

  • Alteração da denominação social;
  • Mudança de sede social;
  • Mudança no objeto social no que se refere à exploração mineral;
  • Liquidação da Companhia;
  • Alienação ou encerramento das atividades em qualquer das seguintes partes de nossos sistemas integrados de mineração de minério de ferro: depósitos minerais, jazidas de minério, minas, ou portos e terminais marítimos;
  • Qualquer modificação dos direitos atribuídos às espécies e classes das ações emitidas pela Companhia previstos no estatuto social;
  • Qualquer mudança no estatuto social relativa aos direitos atribuídos às golden shares.

Leia também

Imagem Gestão de Participações

Gestão de Participações

Mantemos parcerias em partes importantes de nossas operações

Leia mais
Imagem Gestão de Resíduos

Conselho e Liderança

Conheça nossa alta liderança

Leia mais