Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Covid-19

thumbnail vídeo
 

Desde o início da pandemia, temos buscado meios para contribuir na luta contra o vírus, protegendo empregados e comunidades, e desempenhando também nosso papel essencial na economia.

Com responsabilidade, disciplina e senso de urgência, em 13 de março de 2020 a Vale criou um plano de resposta para a crise causa pela pandemia de covid-19, com diretrizes atualizadas conforme os cenários de risco.

Padrões nas operações

Em todos as nossas operações, adotamos padrões de segurança seguidos mundialmente, como:

  • Adoção de regime de home office para todos os empregados considerados nos grupos de risco e para os quais a função não requeira presença física;
  • Ajustes aos procedimentos das operações e do transporte de empregados, garantindo o distanciamento social;
  • Acesso às operações somente por equipes essenciais;
  • Suspensão de todas as obras de construções não essenciais;
  • Medição de temperatura corporal nas entradas dos sítios operacionais;
  • Implementação do checklist diário e monitoramento contínuo de potenciais sintomas;
  • Tecnologia de rastreamento para quarentena quando houver contato com casos suspeitos;
  • Comunicação interna sobre prevenção e canais de assistência médica 24/7;
  • Testagem em massa dos empregados;
  • Distribuição de máscaras para empregados (próprios e terceirizados) e para as comunidades locais.

Ajuda humanitária

A Vale realizou o segundo maior volume de doações para o combate ao covid-19 no Brasil, com R$ 500 milhões aportados diretamente.

Doamos 5 milhões de kits de testes rápidos ao governo federal para detecção da Covid-19 e mais de 15 milhões de máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção para profissionais de saúde. Para os governos dos Estados onde temos atuação, doamos 14,5 milhões de unidades de kits de testes e equipamentos de proteção.

Ajudamos também com a construção de três hospitais de campanha, com reformas de unidades de saúde e comprando equipamentos, como ventiladores, camas hospitalares e monitores. Doamos ainda 81 mil kits de material de limpeza, além de 100 toneladas de álcool em gel.

Para garantir o isolamento social de povos indígenas e comunidades tradicionais, construímos centros de quarentena, além de fazer uma série de doações de kits de higiene e limpeza para 10 mil famílias indígenas de Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Pará e 475 famílias quilombolas e de pescadores do Rio de Janeiro

Reparação

Com segurança, diálogo constante com os atingidos e o compromisso de reparar os danos causados de forma célere e justa, estamos avançando com as atividades da Reparação. Seguindo todos os protocolos dos órgãos de saúde e cumprindo os decretos municipais, estaduais e federais relativos à pandemia, os empregados em campo estão desempenhando suas funções de forma segura, uma vez que as obras emergenciais e outras atividades não podem ser interrompidas.

Durante a pandemia, o atendimento gratuito para os acordos de indenização continua sendo realizado por meio de videoconferências, desde que o atingido sinta-se à vontade e seu advogado participe.

Tecnologia e inovação contra a pandemia

Com o Desafio Vale Covid-19, apoiamos soluções que reduzam os impactos da pandemia na sociedade. Foram selecionados 11 projetos, que irão beneficiar 500 mil pessoas em 12 cidades do Brasil e do Canadá. Todas as parceiras contempladas doarão uma parte do material produzido ou do serviço oferecido para cerca de 100 instituições de saúde e hospitais brasileiros com grande número de casos.

Business Case

A Vale desenvolveu um aplicativo que mapeia a movimentação dos empregados dentro das unidades – por meio de sistema GPS e com permissão de localização. As informações registradas são cruzadas com os bancos de dados na área da saúde, permitindo identificar pessoas que tiveram contato com qualquer caso suspeito ou confirmado de covid-19. A partir disso, são tomadas as medidas de contenção necessárias.

Os próprios empregados instalam o aplicativo em seus telefones celulares e se registram usando informações básicas – como nome e número de documento de identificação.

Leia também

Nossas Pessoas

Nossas Pessoas

Cada empregado é essencial para o sucesso e o crescimento de nossa empresa

Leia mais
Brumadinho

Brumadinho

Acompanhe o avanço da reparação

Leia mais