Desempenho de Barragens
Revisões Externas
A Vale demanda revisões periódicas sobre as condições de segurança física e hidráulica das barragens, feitas por empresas externas e independentes. Essas revisões atendem aos requisitos legais brasileiros e aos compromissos estabelecidos com autoridades brasileiras, como o Ministério Público e a Agência Nacional de Mineração (ANM). As principais revisões são:
Relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR)
Atende a Portaria DNPM 70.389/17, do Governo Federal, que criou o Cadastro Nacional de Barragens de Mineração e o Sistema Integrado de Gestão em Segurança de Barragens de Mineração.
A revisão é feita duas vezes por ano, em março e setembro, e inclui a análise da condição de estabilidade da estrutura, com emissão da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE). A Vale estruturou o processo de auditoria RISR conforme descrito abaixo, com realização a cada seis meses:
Auditoria Independente
Realizadas por empresas internacionais, essas auditorias atendem às demandas do MP, com envio periódico de relatórios. Quando ações de reforço são aplicáveis, um monitoramento da estabilidade da barragem é feito pela mesma empresa auditora, ao longo de um ano após a conclusão das obras. Conheça o fluxo das auditorias independentes:
Engenheiro de Registro
Em janeiro de 2020 a Vale estabeleceu a função de Engenheiro de Registro (EoR) para fortalecer a governança de seu Sistema de Gerenciamento de Rejeitos, como uma como etapa de inspeção adicional. A presença desse profissional é uma boa prática recomendada pela Mining Association of Canada (MAC), pelo Canadian Dam Association (CDA) e pelo Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Segurança de Barragens (CIAE-SB), estabelecido pela própria empresa em 2019.
O EoR realiza a inspeção de segurança regular e emite relatórios técnicos mensais, interpretando continuamente os resultados das atividades de inspeção e monitoramento das estruturas, entre outras atribuições. O EoR é externo às operações e está integrado às linhas de defesa da Vale e ao nível de gestão sênior, de forma a atuar com a autoridade requerida para esse tipo de função. Nesse modelo de acompanhamento contínuo e rigoroso, caso seja constatada alteração na condição de segurança de alguma estrutura, uma nova Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) poderá ser emitida a qualquer momento, ao longo do ano.
Desempenho das barragens
Segue abaixo uma lista com um resumo das avaliações dos EoRs sobre as barragens, diques e empilhamentos drenados da Vale no Brasil, abrangidos pela Política Nacional de Segurança de Barragens, isto é, aquelas que apresentam ao menos uma das seguintes características:
Nota: Os dados são atualizados a cada 30 dias.