Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Fornecedores

A Vale depende de sua cadeia de suprimentos. Dos trilhos das ferrovias à contratação de terceirizados, a gestão de suprimentos permeia toda a cadeia produtiva da Vale e é estratégica para o nosso negócio.

O sucesso das operações e dos projetos depende da agilidade na compra dos materiais e serviços, da escolha correta dos itens, do estoque dos materiais e da gestão das variáveis de saúde, segurança e sustentabilidade por parte de nossos fornecedores. Portanto, nossos fornecedores exercem papel fundamental na busca por melhores práticas rumo ao desenvolvimento sustentável.

Compartilhamos com nossos fornecedores os valores que pautam nossas ações, como a prioridade à vida, o cuidado com o planeta e a valorização das pessoas.

Nossa Gestão

Requisitos para Cadastro

A gestão de nossos fornecedores é pautada pela aderência desses parceiros aos padrões de conformidade exigidos pela empresa, no que diz respeito aos aspectos socioambientais e de ética e integridade. Nesse processo, é possível destacar a verificação do histórico das empresas no mercado já na fase de cadastro, que também contempla a análise do atendimento aos requisitos do Programa Global Anticorrupção da Vale no Brasil. É verificado também o apontamento nas listas públicas de sanção de trabalho escravo e do Governo Federal Brasileiro (CEIS, CEPIM e CNEP); entre outras verificações. Caso seja identificada alguma irregularidade, o fornecedor não é cadastrado e pode ser considerado inapto a nos atender e, consequentemente, não ser cadastrado.

Na etapa de cadastro de novos fornecedores, as principais iniciativas da Vale são:

Iniciativa Descrição
Código de Ética e Conduta do Fornecedor Definir as principais diretrizes que norteiam a relação da Vale com seus fornecedores e subcontratadas. Seu aceite pelo fornecedor é etapa obrigatória antes do registro do fornecedor no cadastro da Vale. (Iniciativa Global)
Programa Global de Anticorrupção O Programa global de anticorrupção é aplicado a todos os empregados, administradores, fornecedores, distribuidores, consultores, representantes, agentes, corretores ou quaisquer outros intermediários ou terceiros contratados para representar a Vale ou para agir em nome, em benefício ou no interesse da Vale. (Iniciativa Global)
Due diligence de terceiros Avaliar o risco reputacional dos fornecedores e seus sócios. Etapa obrigatória antes do cadastro na Vale, mediante rotina periódica ou sob demanda. São avaliados diversos parâmetros como histórico na Vale, mídia negativa, check em portais de compliance do mercado, entre outros, para a empresa e seus sócios. (Iniciativa Global)
Licenças ambientais e Requisitos Legais Cumprimento de exigências legais ambientais, conforme legislação aplicável, a fornecedores aplicáveis (ramos e categorias específicas). Em determinados casos, pode haver auditorias in-loco pela área de Meio Ambiente. (Iniciativa Brasil)
Avaliação de Saúde e Segurança Este documento se aplica às empresas (contratadas e seus subcontratados) no processo de licitação e às empresas que realizam atividades controladas cujo escopo contratual inclui a prestação de serviço. (Iniciativa Brasil)
Iniciativa

Código de Ética e Conduta do Fornecedor

Descrição:
Definir as principais diretrizes que norteiam a relação da Vale com seus fornecedores e subcontratadas. Seu aceite pelo fornecedor é etapa obrigatória antes do registro do fornecedor no cadastro da Vale. – Iniciativa Global

Programa Global de Anticorrupção

Descrição:
O Programa global de anticorrupção é aplicado a todos os empregados, administradores, fornecedores, distribuidores, consultores, representantes, agentes, corretores ou quaisquer outros intermediários ou terceiros contratados para representar a Vale ou para agir em nome, em benefício ou no interesse da Vale. – Iniciativa Global

Due diligence de terceira parte

Descrição:
Avaliar o risco reputacional dos fornecedores e seus sócios. Etapa obrigatória antes do cadastro na Vale, mediante rotina periódica ou sob demanda. São avaliados diversos parâmetros como histórico na Vale, mídia negativa, check em portais de compliance do mercado, entre outros, para a empresa e seus sócios. Este Controle é de responsabilidade da Segurança Empresarial. – Iniciativa Global

Exigências e licenças legais ambientais

Descrição:
Cumprimento de exigências legais ambientais, conforme legislação aplicável, a fornecedores aplicáveis (ramos e categorias específicas). Em determinados casos, pode haver auditorias in-loco pela área de Meio Ambiente. – Iniciativa Brasil

Avaliação de Saúde e Segurança

Descrição:
Este documento se aplica às empresas (contratadas e seus subcontratados) no processo de licitação e às empresas que realizam atividades controladas cujo escopo contratual inclui a prestação de serviço.– Iniciativa Brasil

Monitoramento Periódico de Fornecedores

A Vale realiza também monitoramento periódico dos fornecedores com relação a aspectos sociais, ambientais, humanitários, de desempenho e relação governamental.

Iniciativa Descrição Periodicidade
Obrigações trabalhistas locais Monitorar os contratos com terceiros no Brasil em relação aos aspectos trabalhistas, minimizando a exposição a riscos em diversos aspectos como segurança, jornada exaustiva de trabalho, dívidas trabalhistas (NACT - Núcleo de Atendimento de Contratos com Terceiros). Mensal
Lista negra de empregados que usam trabalho análogo ao escravo Cruzar o cadastro de fornecedores da Vale com a lista-suja pública de trabalho análogo ao escravo, divulgada pelo MTE-Brasil. Mensal
Lista de sanções públicas do governo Cruzar o cadastro de fornecedores ativos da Vale com a lista de sanção pública do Portal Transparência Brasil (CEIS, CEPIM, CNEP). Mensal
Programa de gestão de emissões de carbono na cadeia de valor Monitorar e engajar fornecedores chave na gestão de suas emissões através do programa CDP Supply Chain. Anual
Acompanhamento das sanções públicas (Entidades e países sancionados globais POL-0025-G) Essa Política aplica-se à Vale e às suas controladas 100% e deverá ser reproduzida por suas controladas diretas e indiretas, no Brasil e nos demais países, sempre respeitando os documentos constitutivos e a legislação aplicável. Trimestral
Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF) Monitorar, através de um indicador apurado, o desempenho dos fornecedores da Vale através de cinco diferentes critérios (qualidade técnica, proteção do meio ambiente, saúde e segurança, respeito aos funcionários e melhoria contínua) visando transparência e qualidade na relação do fornecedor. Semestral
Iniciativa

Supplier’s Code of Ethics and Conduct

Description:
Monitor contracts with third parties in Brazil regarding labor aspects, minimizing exposure to risks in various aspects such as safety, exhaustive working hours, labor debts.

Frequency:
Mensal

Global Anticorruption Program

Descrição:
Crossing Vale's register of suppliers with the public dirty list of slave labor, published by the Brazilian Ministry of Labor (MTE, in Portuguese)

Frequency:
Mensal

Third-party Due-Diligence

Descrição:
ross the register of active suppliers of Vale with the public sanction list of Portal Transparência Brasil (CEIS, CEPIM, CNEP)

Frequency:
Mensal

Environmental legal requirements

Descrição:
To inventory GHG emissions from active suppliers according to GHG Protocol.

Frequency:
Anual

Health and Safety Evaluation

Descrição:
This Policy applies to Vale and its subsidiaries 100% and shall be reproduced by its direct and indirect subsidiaries, in Brazil and in other countries, always respecting the instruments of incorporation and applicable law.

Frequency:
Anual

Supplier’s Code of Ethics and Conduct

Descrição:
Monitor, through an established indicator, the performance of Vale suppliers through five different criteria (technical quality, environmental protection, health and safety, respect for employees and continuous improvement) aiming at transparency and quality in the supplier relationship.

Frequency:
Bianual

Gestão de impactos

Gestão de emissões de carbono na cadeia de valor

A Vale  tem o compromisso de conscientizar seus fornecedores para a questão de mudanças climáticas e engajá-los no aprimoramento da gestão de suas emissões. Desde 2011, incentivamos a nossa cadeia de valor na gestão de emissões, por meio de uma cláusula contratual e aplicação de um questionário anual de Gases do Efeito Estufa (GEE). Reduzir a emissão de GEE de forma alinhada com o Acordo de Paris é parte dos compromissos assumidos pela Vale para 2030.

Além da meta estabelecida para as emissões resultantes diretamente de sua operação (escopos 1 e 2), a Vale assume o compromisso de atuar também sobre as emissões indiretas, ou seja, aquelas resultantes de atividades relacionadas à produção de bens e serviços necessários à sua produção propriamente dita. O engajamento de nossos fornecedores na gestão de suas emissões e o compromisso em reduzir impactos ambientais são essenciais para chegarmos juntos a este objetivo. 

Os fornecedores da Vale considerados chave em termos de emissão na cadeia de fornecimento são anualmente convidados a participar do programa CDP Supply Chain. O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. Para conhecer mais sobre a organização, clique aqui.

Para conhecer mais sobre as ações e metas da Vale para redução de emissões, acesse a nossa página sobre Mudanças Climáticas.

Business Case

InoveCapital

O InoveCapital é um ambiente web que facilita o acesso dos nossos fornecedores a créditos para capital de giro e investimento em suas operações. Neste ambiente, os fornecedores poderão visua​lizar suas faturas e solicitar junto às instituições financeiras participantes a antecipação do pagamento de notas fiscais ou obter financiamento para auxílio na entrega de bens ou serviços contratados pela Vale.

Benefícios:

Maior oferta de linhas de crédito;
Simplicidade e agilidade na obtenção de recursos;
Fortalecimento do capital de giro da empresa;
Redução nas taxas de juros, estimulada pela competitividade entre múltiplas instituições financeiras.

Programa Partilhar 

Objetivo do Programa

O Programa Partilhar tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atuamos, unindo forças com a nossa cadeia de suprimentos. Para viabilizar essa ambição, o Programa propõe uma metodologia inovadora que possibilita reconhecer e valorizar os fornecedores que mais contribuem para o progresso social de cada região.

Esta iniciativa visa potencializar a geração de valor, trazendo benefícios para os fornecedores e para as comunidades, reforçando o compromisso da Vale com as pessoas e o novo pacto com a sociedade.

O Programa pretende fomentar o desenvolvimento socioeconômico da seguinte forma:

Promovento a geração de empregos nas comunidades em que operamos

Formentando compras locais, gerando novas oportunidades de negócios

Incentivando a geração de renda por meio da ampliação da massa salarial

Estimulando o aumento da arrecadação de impostos

Incentivando o investimento social voluntário

O IVC – Índice de Valor na Comunidade

Para identificar a contribuição socioeconômica de fornecedores nas comunidades, a Vale criou o IVC - Índice de Valor na Comunidade. O IVC é calculado com base em 5 alavancas, analisadas por fornecedor para cada localidade:

Geração de Empregos

Inventimentos em massa salarial

Gastos com produtos e serviços

Impostos

Investimentos Sociais

A partir do engajamento de um time multidisciplinar, a metodologia foi desenvolvida baseando-se em critérios objetivos, divulgados aos participantes de forma transparente, e busca garantir o equilíbrio e o estímulo a competição entre quaisquer empresas, independentemente do porte ou origem.

Inovação na Gestão da Cadeia de Suprimentos

O índice incorporado ao processo de contratação da Vale estabelece um parâmetro adicional para avaliação e tomada de decisão, além dos aspectos técnicos e comerciais. A inclusão desse índice permite a priorização de negócios com fornecedores que tenham maior contribuição nas comunidades onde a empresa opera.

Além disso, o programa oferece aos fornecedores participantes incentivos como treinamentos, condições financeiras diferenciadas e acesso a ferramentas facilitadoras de negócios visando apoiar o seu desenvolvimento e o aumento da sua competitividade, potencializando sua contribuição local.

Para mais informações sobre o Programa Partilhar clique aqui.




 

Leia também

Imagem Saúde e Segurança Ocupacional

Saúde e Segurança Ocupacional

Segurança é o pilar fundamental para alcançarmos a excelência operacional

Leia mais
Imagem Ética e Transparênia

Ética e Transparência

Todas as nossas relações estão pautadas por padrões éticos

Leia mais