Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Gestão de Participações

A Vale possui participação em sociedades controladas e não controladas em importantes áreas de negócios, tais como de minério de ferro, pelotização, níquel, carvão, cobre, energia, entre outros. Alguns de nossos investimentos são controlados por parceiros ou possuem gestão separada e independente da Vale, o que pode reduzir nosso grau de controle, bem como nossa capacidade de identificar e gerenciar riscos.

Esses investimentos podem não estar em total conformidade com nossos padrões, controles e procedimentos, incluindo nossos padrões de saúde, segurança, meio ambiente e comunidade.

As participações da Vale são geridas conforme as diretrizes internas de Gestão de Participações e aplicam-se para:

  • Sociedades controladas pela Vale com participação acionária menor que 100%;
  • Sociedades não controladas, mas das quais a Vale participa dos Órgãos de Governança.

As políticas internas fornecerem diretrizes para a participação acionária, participação como associada e/ou mantenedora (no caso de Entidades do Terceiro Setor) e para a indicação de Agentes de Governança nos respectivos Órgãos de Governança.

Princípios de Gestão de Participações na Vale

Gestão de Participações visa efetividade nos processos de tomada de decisões nas Participações em linha com as práticas de governança corporativa e interesses da Vale, com o plano de negócios e o planejamento estratégico da investida, de forma a garantir a perenidade dos negócios do Sistema Vale.

Na gestão de participações devem ser considerados os seguintes princípios:

  • Prestação de contas (accountability);
  • Lealdade;
  • Diligência;
  • Sigilo;
  • Dever de informar dos respectivos órgãos sociais através de seus Agentes de Governança.

Diretrizes de Atuação

Dentre as Diretrizes de Atuação da Vale na Gestão de Participações, cabe destacar que:

Avaliamos continuamente a adequação do plano estratégico da Participação às diretrizes estratégicas da Vale, além disso, buscamos alternativas de maximização de valor das participações do Sistema Vale. Quando aplicável, negociamos e alinhamos interesses entre sócios e a Participação.
Seguimos critérios de seleção que assegurem a escolha de profissionais capacitados para a nomeação de membros dos órgãos de governança das investidas.
Acompanhamos a performance econômico-financeira, a gestão de risco, controles internos e conformidade nas Participações, quando houver possibilidade deste tipo de controle e monitoramento, buscando aderência das Participações às normas. Monitoramos também o cumprimento de regras, controles e procedimentos Vale, quando aplicável.

Portfólio

Nosso portfólio de joint ventures inclui a Samarco (minério de ferro e pelotização), PT Vale Indonésia (níquel), Vale Nova Caledônia (níquel), as pelotizadoras Brascos e Vale Oman Pelletizing Company LLC (pelotização), Corredor Logístico Integrado de Nacala (logística), Vale Moçambique (carvão), VLI (logística), MRS (logística), Aliança Geração de Energia (energia), entre outros.

Alguns exemplos de parceiros são: BHP Billiton, Sumitomo, Mistui, JFE Steel, Nippon Steel, Arcelor Mittal, Posco, Ilva, Oman Oil Company, Brookfield e Cemig.

Leia também

Imagem Composição Acionária

Composição Acionária

Saiba quem são nossos principais acionistas

Leia mais
Imagem Conselho e Liderança

Conselho e Liderança

Conheça nossa alta liderança

Leia mais