Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Untitled 1

Políticas e Documentos Corporativos

Nossas políticas têm o objetivo de informar com transparência o posicionamento da Vale e os princípios que orientam nossas ações, nos principais temas estratégicos e críticos para a companhia e para seus stakeholders. São instrumentos para que estejamos alinhados às práticas de mercado, às regulamentações e às legislações aplicáveis. Conheça quais são as nossas políticas.

Política de Indicação dos Administradores

Essa política tem como objetivo estabelecer princípios, critérios e procedimentos para nortear a escolha de administradores para os cargos de membros do Conselho de Administração, dos Comitês de Assessoramento e da Diretoria Executiva, e de Diretores com reporte direto ao Diretor-Presidente, alinhada com as melhores práticas de governança corporativa e a legislação aplicável.



Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e de Negociação de Valores Mobiliários

Essa política tem como objetivo disciplinar a divulgação de informações que representem Ato ou Fato Relevante sobre a Vale S.A. (Vale) e suas controladas.

Além disso, tem por propósito contribuir para a negociação ordenada dos valores mobiliários emitidos, ou a eles referenciados, afastando eventual presunção de uso inadequado de informação relativa à Ato ou a Fato Relevante sobre a Vale (Informação Privilegiada).



Política de Direitos Humanos

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes e princípios para atuação da Vale no que se refere ao respeito aos direitos humanos em seus projetos e operações, nas suas atividades e em sua cadeia produtiva, nas regiões onde está presente.

Política de Sustentabilidade

Essa política tem como objetivo promover ações para descaracterizar as barragens da Vale a montante. Por esse processo, a empresa eliminará as estruturas com o mesmo método de alteamento da barragem que rompeu em Brumadinho. Essas estruturas deixarão, portanto, de representar risco para as pessoas.

Política de Investimentos Socioambientais

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes gerais para o planejamento e execução de Investimentos Socioambientais. Ela se aplica à Vale e às suas controladas 100% e deverá ser reproduzida nas suas controladas diretas e indiretas, no Brasil e nos demais países, sempre respeitando seus documentos constitutivos e a legislação aplicável. Sua adoção é estimulada nas demais entidades nas quais a Vale tem participação, no Brasil e nos demais países.

Política de Mudanças Climáticas

Essa política tem como objetivo estabelecer os compromissos e diretrizes da Vale e de entidades do Sistema Vale para as Mudanças Climáticas.

Política de Gestão de Riscos

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes e orientações para a gestão integrada global dos riscos potenciais aos quais as entidades do Sistema Vale estão expostas.

Código de Conduta

Essa política tem como objetivo estabelecer os princípios fundamentais que norteiam a atuação da Vale e de suas controladas encontram-se no nosso Código de Conduta. Eles devem ser seguidos por todos que agem em nome da empresa: da Diretoria Executiva a empregados, estagiários, contratados e parceiros.

Política Global Anticorrupção

Essa política tem como objetivo reiterar os principais requisitos das leis antissuborno e anticorrupção das diversas jurisdições e países onde a Vale e suas controladas atuam e promover o contínuo cumprimento de tais leis.

Código de Conduta dos Fornecedores

Essa política tem como objetivo orientar sobre as principais diretrizes que norteiam a relação entre a Vale e seus fornecedores. Para nós, essa parceria é fundamental, pois é também através dela que a Vale pode cumprir sua missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Política de Sucessão do Diretor-Presidente

Essa política tem como objetivo estabelecer procedimentos para nortear o processo de sucessão do Diretor-Presidente da Vale S.A. (“Vale” ou “Companhia”) de forma a assegurar a perenidade dos negócios da Companhia, bem como alinhamento de tal processo às melhores práticas de governança corporativa e à legislação aplicável.

Política de Remuneração da Diretoria Executiva

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes gerais para a definição do modelo e da gestão da remuneração dos membros estatutários da Diretoria Executiva da Vale.

Política de Conformidade a Sanções

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes para assegurar que as sanções a países, entidades e indivíduos impostas pelas principais normas e regulamentos internacionais sejam observadas globalmente pela Vale na condução de seus negócios.

Política de Transações com Partes Relacionadas e Conflito de Interesses

O objetivo desta Política é estabelecer os princípios e orientações para que as Transações com Partes Relacionadas e outras situações de potencial conflito de interesses envolvendo a Vale S.A ou suas Controladas, sejam conduzidas em condições comutativas e de mercado, com exclusão de participação do processo decisório de quaisquer pessoas com interesses potencialmente conflitantes.

Política de Indenidade

Essa política tem como objetivo estabelecer princípios, diretrizes, limites e procedimentos que deverão reger os compromissos de indenidade da Vale ou de suas controladas integrais e os membros do Conselho de Administração, dos Comitês de Assessoramento ao Conselho, da Diretoria Executiva, o Consultor Geral da Vale e demais beneficiários contemplados nesta Política.

Política de Remuneração aos Acionistas

Essa política tem como objetivo regulamentar questões referentes à remuneração dos acionistas, tais quais a periodicidade de pagamento, valor mínimo e possibilidade de remuneração adicional, via distribuição de dividendos extraordinários.

Política para a Contratação de Auditores Independentes

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes e princípios para a contratação de serviços de auditoria e relacionados a auditoria das demonstrações financeiras consolidadas da Vale S.A. e de suas empresas controladas em atendimento aos requerimentos previstos na legislação aplicável.

Baixar PDF

Política de Segurança de Barragens e de Estruturas Geotécnicas de Mineração

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes e compromissos para a Gestão de Segurança de Barragens e Estruturas Geotécnicas de Mineração de modo a gerenciar os ativos críticos, bem como de atender aos controles de riscos associados aos Sistemas de Gestão implementados.


Baixar PDF

Política de Pessoas

Essa política tem como objetivo estabelecer os compromissos associados à Gestão de Pessoas na Vale.


Baixar PDF

Política de Água e Recursos Hídricos

Essa política tem como objetivo estabelecer os princípios e compromissos da Vale e das entidades do Sistema Vale para a água e recursos hídricos, de modo a geri-los de forma sustentável e responsável ao longo de toda a cadeia produtiva.

Baixar PDF

Política do Modelo de Gestão Vale - VPS

Essa política tem como objetivo estabelecer a diretriz geral do Modelo de Gestão Vale, bem como suas dimensões e elementos, todos alinhados aos valores da Vale.

Baixar PDF

Política de Diversidade e Inclusão

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes e compromissos para que a atuação da Vale seja pautada pelo respeito, inclusão, equidade e valorização à diversidade humana e cultural no desenvolvimento de suas atividades, parcerias e em sua cadeia produtiva, em todas as regiões onde está presente e durante todo o ciclo de vida de seus empreendimentos.

Baixar PDF

Política de Gestão de Resíduos Minero-metalúrgicos

Essa política tem como objetivo estabelecer diretrizes e compromissos da Vale para a gestão sustentável e eficiente dos resíduos minero-metalúrgicos ao longo de toda a cadeia produtiva.

Baixar PDF

Política de Defesa da Concorrência

Essa política tem como objetivo estabelecer as regras gerais, os princípios, as diretrizes e os compromissos relativos ao cumprimento integral das leis de defesa da concorrência, permitindo o desenvolvimento das atividades da Vale de forma ética, com o envolvimento ativo e a cooperação com as autoridades aplicáveis.

Baixar PDF


Leia também

Imagem Ética e Transparência

Ética e Transparência

Todas as nossas relações estão pautadas por padrões éticos

Leia mais
Imagem Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

A Vale busca uma mineração de baixo carbono

Leia mais










z