Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Untitled 1

Políticas e Documentos Corporativos

Nossas políticas tem o objetivo de informar com transparência o posicionamento da Vale e os princípios que orientam nossas ações, nos principais temas estratégicos e críticos para a companhia e para seus stakeholders. São instrumentos para que estejamos alinhados às práticas de mercado, às regulamentações e às legislações aplicáveis. Conheça quais são as nossas políticas.

Políticas

Política de Indicação dos Administradores

Essa política tem como objetivo estabelecer princípios, critérios e procedimentos para nortear a escolha de administradores para os cargos de membros do Conselho de Administração, dos Comitês de Assessoramento e da Diretoria Executiva, e de Diretores com reporte direto ao Diretor-Presidente, alinhada com as melhores práticas de governança corporativa e a legislação aplicável.

Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e de Negociação de Valores Mobiliários

Disciplina a divulgação de informações que representem Ato ou Fato Relevante sobre a Vale S.A. (Vale) e suas controladas.

Além disso, tem por objeto contribuir para a negociação ordenada dos valores mobiliários emitidos, ou a eles referenciados, afastando eventual presunção de uso inadequado de informação relativa à Ato ou a Fato Relevante sobre a Vale (Informação Privilegiada).

Política de Direitos Humanos

Estabelecer diretrizes e princípios para atuação da Vale no que se refere ao respeito aos direitos humanos em seus projetos e operações, nas suas atividades e em sua cadeia produtiva, nas regiões onde está presente.

Política de Sustentabilidade

A Vale iniciou as ações para descaracterizar suas barragens a montante. Por esse processo, a empresa eliminará as estruturas com o mesmo método de alteamento da barragem que rompeu em Brumadinho. Essas estruturas deixarão, portanto, de representar risco para as pessoas.

Política de Investimentos Socioambientais

Esta Política se aplica à Vale e às suas controladas 100% e deverá ser reproduzida nas suas controladas diretas e indiretas, no Brasil e nos demais países, sempre respeitando seus documentos constitutivos e a legislação aplicável. Sua adoção é estimulada nas demais entidades nas quais a Vale tem participação, no Brasil e nos demais países.

Política de Mudanças climáticas

Estabelece os compromissos e diretrizes da Vale e de entidades do Sistema Vale para as Mudanças Climáticas.

Política de Gestão de Riscos

Estabelece diretrizes e orientações para a gestão integrada global dos riscos potenciais aos quais as entidades do Sistema Vale estão expostas.

Código de Conduta

Os princípios fundamentais que norteiam a atuação da Vale e de suas controladas encontram-se no nosso Código de Conduta. Eles devem ser seguidos por todos que agem em nome da empresa: da Diretoria Executiva a empregados, estagiários, contratados e parceiros.

Política Global Anticorrupção

Reiterar os principais requisitos das leis antissuborno e anticorrupção das diversas jurisdições e países onde a Vale e suas controladas atuam e promover o contínuo cumprimento de tais leis.

Código de Conduta dos Fornecedores

Tem por objetivo orientar sobre as principais diretrizes que norteiam a relação entre a Vale e seus fornecedores. Para nós, essa parceria é fundamental, pois é também através dela que a Vale pode cumprir sua missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável

Política de Sucessão do Diretor-Presidente

Estabelece procedimentos para nortear o processo de sucessão do Diretor-Presidente da Vale S.A. (“Vale” ou “Companhia”) de forma a assegurar a perenidade dos negócios da Companhia, bem como alinhamento de tal processo às melhores práticas de governança corporativa e à legislação aplicável.

Política de Remuneração da Diretoria Executiva

Estabelece diretrizes gerais para definição do modelo e da gestão da remuneração dos membros estatutários da Diretoria Executiva da Vale.

Política de Conformidade a Sanções

Estabelece diretrizes para assegurar que as sanções a países, entidades e indivíduos impostas pelas principais normas e regulamentos internacionais sejam observadas globalmente pela Vale na condução de seus negócios.

Política de Transações com Partes Relacionadas

Estabelece regras e princípios para garantir condições de transparência e independência em nossas transações com partes relacionadas e outras situações em que haja potenciais conflitos de interesse.

Política de Indenidade

Estabelece princípios, diretrizes, limites e procedimentos que deverão reger os compromissos de indenidade da Vale ou de suas controladas integrais e os membros do Conselho de Administração, dos Comitês de Assessoramento ao Conselho, da Diretoria Executiva, o Consultor Geral da Vale e demais beneficiários contemplados nesta Política.

Política de Remuneração ao Acionistas

Política para a contratação de auditores independentes

O objetivo desta política é estabelecer diretrizes e princípios para a contratação de serviços de auditoria e relacionados a auditoria das demonstrações financeiras consolidadas da Vale S.A. e de suas empresas controladas em atendimento aos requerimentos previstos na legislação aplicável. 

Baixar PDF

Política de Segurança de Barragens e de Estruturas Geotécnicas de Mineração

O Conselho de Administração da Vale aprovou em 08 de Outubro de 2020, a criação da Política de Segurança de Barragens e de Estruturas Geotécnicas de Mineração,“POL-0037-G”.

Baixar PDF


Leia também

Imagem Ética e Transparência

Ética e Transparência

Todas as nossas relações estão pautadas por padrões éticos

Leia mais
Imagem Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

A Vale busca uma mineração de baixo carbono

Leia mais