Avanço tecnológico
O S11D traz tecnologia com inteligência ambiental, produtividade com respeito pelas pessoas, minério de alta qualidade com maior eficiência na operação. As inovações tecnológicas reforçam o compromisso da Vale com a sustentabilidade dos nossos negócios.
Como funciona?
1
2
3
4
5
6
7
O minério de ferro é
lavrado à céu aberto
na mina do S11D.
Os minérios são lavrados
com o uso do sistema truckless.
O minério é levado da mina até a usina
por meio de um Transportador de
Correia de Longa Distância (TCLD),
com nove quilômetros de extensão.
Na usina, o minério é beneficiado a
umidade natural, sem a necessidade do
uso de água para retirar as impurezas.
O minério é transportado pela Estrada
de Ferro Carajás (EFC) através do novo
ramal ferroviário, com 101 quilômetros
de extensão.
Pela EFC, o produto chega ao Terminal
Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM),
em São Luís, que também teve sua
capacidade ampliada.
Os navios saem do Terminal Marítimo
de Ponta da Madeira em direção aos
nossos clientes ao redor do
mundo.
Sistema Truckless
Em substituição aos britadores fixos e caminhões fora de estradas, o sistema utiliza britadores móveis e correias transportadores. No lugar dos 100 caminhões fora-de-estrada que seriam necessários para esta tarefa, uma estrutura composta de escavadeiras e britadores móveis extrai o minério de ferro e alimenta cerca de 30 quilômetros de correias transportadoras, que levam o produto até a usina de processamento. A substituição, além de diminuir a quantidade de resíduos, como pneus, filtros e lubrificantes, permite a redução de 70% do consumo de combustível.
Assista ao vídeo e saiba mais
Beneficiamento a umidade natural
O beneficiamento a umidade natural dispensa o acréscimo de uso de água e utiliza a própria umidade do minério para retirar as impurezas. O sistema diminui o consumo de água em 93%, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de 400 mil habitantes. Com a adoção da tecnologia, há, ainda, redução no consumo de energia elétrica. Outra vantagem é a eliminação de barragens de rejeito, já que o ultrafino de minério com alto teor de ferro, que iria para a barragem, não será descartado, permitindo que, em 30 anos de vida útil da mina, 300 milhões de toneladas sejam incorporados à produção.
Modularização
As estruturas da planta foram encaixadas, soldadas e aparafusadas, como se fossem grandes peças de Lego®. A tecnologia permitiu que os módulos - 109 no total, com peso entre 80 e 1,3 mil toneladas - fossem montados em uma área da Vale distante a pouco mais de 40 quilômetros do local onde está sendo construída a usina. Uma estrada foi especialmente preparada e asfaltada para suportar o peso e as dimensões dos módulos e depois será doada ao governo do Estado do Pará, beneficiando a comunidade local.
Assista ao vídeo e saiba mais
Sistema avançado de automação e controle
Entre as modernas práticas de automação e controle práticas adotadas no S11D, pode-se destacar a gestão mais eficiente dos recursos energéticos, com o uso de dispositivos inteligentes que adequam o suprimento de matéria-prima de acordo com as demandas do processo. A rede de automação controla todas as variáveis envolvidas, desativando equipamentos e pontos de consumo não necessários em situações de pouca demanda ou carga. Além disso, utiliza inversores de frequência, em substituição aos acoplamentos convencionais, o que aumenta ainda mais o rendimento energético.
Drone
O S11D vai utilizar um drone de última geração para realizar os trabalhos de levantamentos aerofotogramétricos das áreas de mina, usina e pilhas de minério em geral. Essas imagens vão apoiar o planejamento de mina de curto prazo, agregando segurança, agilidade e precisão às atividades de topografia.
Simuladores
O treinamento dos operadores de carregamentos de vagões com o minério de ferro está sendo feito com o auxílio de um simulador. O equipamento, instalado no Centro de Treinamento do S11D, é uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos profissionais, que iniciam as atividades na área mais bem preparados.
Veja abaixo o que nossas tecnologias proporcionam
|
|