Avanço tecnológico
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Avanço tecnológico

O S11D traz tecnologia com inteligência ambiental, produtividade com respeito pelas pessoas, minério de alta qualidade com maior eficiência na operação. As inovações tecnológicas reforçam o compromisso da Vale com a sustentabilidade dos nossos negócios.

Como funciona?

Sistema Truckless

Sistema Truckless

Em substituição aos britadores fixos e caminhões fora de estradas, o sistema utiliza britadores móveis e correias transportadores. No lugar dos 100 caminhões fora-de-estrada que seriam necessários para esta tarefa, uma estrutura composta de escavadeiras e britadores móveis extrai o minério de ferro e alimenta cerca de 30 quilômetros de correias transportadoras, que levam o produto até a usina de processamento. A substituição, além de diminuir a quantidade de resíduos, como pneus, filtros e lubrificantes, permite a redução de 70% do consumo de combustível.

Assista ao vídeo e saiba mais
Beneficiamento a umidade natural

Beneficiamento a umidade natural

O beneficiamento a umidade natural dispensa o acréscimo de uso de água e utiliza a própria umidade do minério para retirar as impurezas. O sistema diminui o consumo de água em 93%, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de 400 mil habitantes. Com a adoção da tecnologia, há, ainda, redução no consumo de energia elétrica. Outra vantagem é a eliminação de barragens de rejeito, já que o ultrafino de minério com alto teor de ferro, que iria para a barragem, não será descartado, permitindo que, em 30 anos de vida útil da mina, 300 milhões de toneladas sejam incorporados à produção.

Modularização

Modularização

As estruturas da planta foram encaixadas, soldadas e aparafusadas, como se fossem grandes peças de Lego®. A tecnologia permitiu que os módulos - 109 no total, com peso entre 80 e 1,3 mil toneladas - fossem montados em uma área da Vale distante a pouco mais de 40 quilômetros do local onde está sendo construída a usina. Uma estrada foi especialmente preparada e asfaltada para suportar o peso e as dimensões dos módulos e depois será doada ao governo do Estado do Pará, beneficiando a comunidade local.

Assista ao vídeo e saiba mais
Sistema avançado de automação e controle

Sistema avançado de automação e controle

Entre as modernas práticas de automação e controle práticas adotadas no S11D, pode-se destacar a gestão mais eficiente dos recursos energéticos, com o uso de dispositivos inteligentes que adequam o suprimento de matéria-prima de acordo com as demandas do processo. A rede de automação controla todas as variáveis envolvidas, desativando equipamentos e pontos de consumo não necessários em situações de pouca demanda ou carga. Além disso, utiliza inversores de frequência, em substituição aos acoplamentos convencionais, o que aumenta ainda mais o rendimento energético.

Drone

Drone

O S11D vai utilizar um drone de última geração para realizar os trabalhos de levantamentos aerofotogramétricos das áreas de mina, usina e pilhas de minério em geral. Essas imagens vão apoiar o planejamento de mina de curto prazo, agregando segurança, agilidade e precisão às atividades de topografia.

Simuladores

Simuladores

O treinamento dos operadores de carregamentos de vagões com o minério de ferro está sendo feito com o auxílio de um simulador. O equipamento, instalado no Centro de Treinamento do S11D, é uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos profissionais, que iniciam as atividades na área mais bem preparados.

Veja abaixo o que nossas tecnologias proporcionam

  • Redução de 93% do consumo de água

    Redução de 93%

    do consumo de água

  • 66,7% de teor de ferro

    Redução de 50%

    das emissões de gases
    do efeito estufa

  • Aumento de 35% na produção anual da empresa

    Redução de 70%

    do consumo de
    diesel

  • 459 milhões de toneladas métricas de minério de ferro

    Economia de 18mil
    MWh/ano

    de eletricidade por ano

  • Aumento de 35% na produção anual da empresa

    Reutilização de 86%

    da água captada

  • 459 milhões de toneladas métricas de minério de ferro

    97% das atividades

    fora da área da
    Floresta Nacional de Carajás

curiosidade S11D