Nova Governança
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal
Nova Governança

Um Novo Mercado. Uma nova Vale.Descubra mais sobre essa transformação.

A Vale está atingindo o nível mais alto de governança na Bolsa brasileira e no mercado de ações. Na prática, isso significa que se tornou uma empresa sem acionista controlador definido e, com isso, além da maior independência em sua administração, conquistou também maior proteção e ampliação de poder dos acionistas minoritários. Com isso, a Vale tem mais capacidade de gerar riquezas e mais independência para fortalecer a sustentabilidade, a ética e a transparência.

Governança
mais forte

Melhores
decisões

Projetos que trazem retorno mais sólido

Possibilidade de melhores resultados

Potencial de aumento do preço da ação

Tendência de maior distribuição de dividendos

Maior representatividade

Os acionistas minoritários agora têm pleno direito a voto e podem participar das principais decisões da empresa.

Aumento de liquidez

Maior facilidade na negociação, com ações de uma única classe, uma vez que a tendência é o aumento de ações ordinárias no mercado.

Tratamento Igualitário

Os acionistas minoritários têm tratamento igual aos controladores (100% de Tag Along) no caso de eventual venda do controle da empresa.

O passo a passo rumo à transformação

Em Assembleia Especial de Preferencialistas, realizada em 27 de junho de 2017, a Vale superou o último desafio que faltava para dar início ao processo de adesão da empresa ao Novo Mercado, mais alto segmento da B3 no que se refere à governança corporativa. Na ocasião foi aprovada a conversão de suas ações preferencias classe A (PNA) remanescentes em ordinárias (ON), pelos detentores dessa classe de ações. A operação foi aprovada por 51,48% das ações representadas. Com isso, a Vale alcançou o quórum qualificado exigido pela Lei das S.A. para esse tipo de assembleia, de mais da metade das ações. A partir da aprovação da reestruturação societária a Vale pode iniciar um processo de adequação para fazer parte do que há de mais moderno no mercado, com práticas adotadas pelas grandes empresas globais, de forma mais independente e transparente.

Veja aqui como foi o evento de migração das ações da Vale para o Novo Mercado

O que é o Novo Mercado?

É um segmento destinado às empresas com o mais elevado padrão de governança corporativa. A listagem neste segmento especial implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da divulgação de políticas e existência de estruturas de fiscalização e controle.


Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a área de Relações com Investidores da Vale

+55 21 3485-3900
vale.ri@vale.com