Parque Zoobotânico Vale: uma experiência na Floresta Amazônica
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Parque Zoobotânico Vale: uma experiência na Floresta Amazônica

09/11/2018 12:00

Nos últimos 10 anos, mais de 1 milhão de pessoas viveram a experiência de conhecer um pedacinho da Floresta Amazônica visitando o Parque Zoobotânico Vale (PZV), considerado referência em conservação e preservação da biodiversidade amazônica. Localizado em Parauapebas, sudeste do Pará, o espaço fica no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale.

Inaugurado em 5 de março de 1985, o Parque, que tem 30 hectares, entrou em funcionamento no mesmo ano em que foram iniciadas as operações da Vale em Carajás e da Estrada de Ferro Carajás, que também completou três décadas de operação.

O Parque Zoobotânico recebe em média 10 mil visitas por mês | Foto: Ricardo Teles

O passeio pelo Parque possibilita ao visitante conhecer mais sobre espécies da fauna amazônica a partir de um plantel de aproximadamente 270 animais, com destaque para aves e mamíferos. Entre elas, espécies ameaçadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça-pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú.

No Parque, também é desenvolvido um programa de reprodução de espécies em cativeiro, a exemplo da ararajuba (Guaruba guarouba). A espécie pode ser observada no recém-inaugurado viveiro de imersão, que proporciona um contato direto com as aves em um ambiente livre de cercas. O recinto possui área total de 800m2, com 80 aves de 13 espécies, entre elas, a arara-canindé, arara-vermelha e o papagaio-verdadeiro.

Durante o passeio, o visitante pode conhecer também o Orquidário, que é todo envidraçado, e aproveitar quiosques instalados em uma área sombreada para piqueniques. Uma das maiores atrações durante o passeio é o recinto das onças-pintadas.

O parque é aberto para visitação diariamente das 10 às 16h, exceto às segundas-feiras.


Clique aqui para saber mais sobre o Parque Zoobotânico!
​​
​​