Passagens exclusivas para animais beneficiam fauna na Floresta Amazônica
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Passagens exclusivas para animais beneficiam fauna na Floresta Amazônica

16/05/2017 12:00
​​

Viadutos exclusivos para passagem de animais foram criados pela primeira vez no Brasil. As duas passagens foram executadas pela Vale e atendem determinação do Ibama para implantação do Ramal Ferroviário S11D. Os viadutos estão localizados no sudeste do Pará e fazem parte de conjunto de 32 passagens de fauna implantadas ao longo dos 101 quilômetros do Ramal.

Viaduto integrado ao ambiente natural dos animais

Segundo o Ibama, os viadutos possibilitam uma travessia segura para os animais e permitem a dispersão de espécies que precisam de áreas extensas para sobreviver. Os dois viadutos de fauna foram construídos com o objetivo de reproduzir uma área natural se aproximando ao máximo do habitat dos animais. As estruturas são cobertas com gramíneas e pequenos arbustos, típicos da região.

Além dos viadutos, três outros tipos de passagens foram instalados: a adaptação de sistemas de drenagem com passadiços para possibilitar o trânsito de animais sob a ferrovia mesmo em períodos de chuva, passagens exclusivas sob linha férrea e passagens de primatas interligando a copa das árvores de ambos os lados da ferrovia.

​​
​​