Ponta da Madeira embarca primeiros navios com carga da mina de S11D
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Ponta da Madeira embarca primeiros navios com carga da mina de S11D

16/01/2017 12:00
​​

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), embarcou a primeira carga comercial produzida na mina de S11D, em Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará. No dia 13 de janeiro, foram embarcados um total de aproximadamente 26,5 mil toneladas, divididas em três navios, com a capacidade entre 73 mil e 380 mil toneladas. Os navios tiveram a sua capacidade completada com minério Carajás IOCJ, proveniente das outras minas no Sistema Norte. O Carajás IOCJ, com 65% de teor de ferro, já representa 40% das vendas da Vale. Até 2020, o Carajás IOCJ vai ultrapassar 50% da produção da empresa.

Ao lado de novas minas em operação, em Carajás, e dos investimentos já realizados em Minas Gerais, o S11D permitirá à Vale aumentar a sua competitividade no mercado internacional nos próximos anos.

A alta qualidade do minério extraído da nova mina dará flexibilidade à empresa para misturá-lo, em portos na Malásia, China e Omã, com os produzidos nos chamados sistemas Sul e Sudeste, em Minas Gerais, trazendo melhoria na precificação do produto final vendido, bem como prolongando a vida útil das minas desse estado.

​​