Novo Centro Integrado Sesi/Senai, em Anchieta (ES), conta com apoio da Samarco
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Novo Centro Integrado Sesi/Senai, em Anchieta (ES), conta com apoio da Samarco

21/03/2016 18:00
O diretor-presidente da Samarco, Roberto Carvalho, participou em 17/03, da inauguração do novo Centro Integrado Sesi/Senai, em Anchieta (ES). A empresa doou o terreno, em 2007, com aproximadamente 20 mil metros quadrados, para a construção da unidade, que terá capacidade para atender 12 mil alunos por ano, ampliando a oferta de mão de obra qualificada local. Estiveram presentes no evento o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra e o vice-presidente Institucional do Findes, Fernando Kunsch, entre outras autoridades. Roberto Carvalho ressaltou a importância de se estabelecer parcerias que promovam a capacitação profissional para o setor produtivo. “Apoiamos esse projeto, porque estamos investindo no futuro. A Samarco acredita que a qualificação é fundamental para qualquer indústria. Queremos ter o pessoal bem preparado e esperamos ter condições de gerar oportunidades para todos eles”, afirma.

Os moradores da região, incluindo os municípios de Guarapari, Alfredo Chaves, Iconha e Piúma, poderão se matricular em cursos profissionalizantes, de educação básica e continuada. As áreas disponíveis são Metalmecânica, Construção Civil, Eletroeletrônica, Informática, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Marcos Guerra, falou sobre a relevância da cidade de Anchieta para a economia capixaba. “Além da Samarco, a região abriga também uma extensa cadeia produtiva de pequenas indústrias. A criação de um Centro Integrado no município fortalece a economia local, amplia o acesso à formação profissional e cria oportunidades para os nossos jovens.”

Estrutura

Considerado referência de construção por priorizar a sustentabilidade e a ecoeficiência, o Centro Integrado possui cobertura termoacústica, que impede a absorção do calor e permite o isolamento do som; sistema de reaproveitamento da água da chuva para lavagem de calçadas e irrigação da grama, além de estação de tratamento de efluentes para tratar o esgoto antes de ser lançado na rede.

Outro ponto de destaque do projeto é a acessibilidade, facilitando a utilização por pessoas com deficiência. No total, o Sistema Findes investiu R$16,8 milhões em obras e equipamentos de ponta. São 13 salas de aula e 14 laboratórios, divididos em 4,6 mil metros quadrados de área edificada.

Ações da Samarco apresentadas em Vitória

Na parte da tarde, Roberto Carvalho representou a Samarco em um evento, realizado em Vitória (ES), pela ONG Espírito Santo em Ação. Ele foi convidado para apresentar as ações emergenciais da empresa e as medidas previstas no acordo firmado, no dia 2 de março, entre a Samarco e os governos federal e dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais para mitigar os danos do acidente.

A ONG Espírito Santo em Ação é apoiada por empresas de médio e grande porte que atuam no estado capixaba e busca reforçar o compromisso do setor privado com a responsabilidade social. A Samarco é uma das parceiras. O encontro reuniu cerca de 50 empresários.

​​​​