Barragem de Germano está estável e é monitorada em tempo real
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Barragem de Germano está estável e é monitorada em tempo real

28/12/2015 15:00

Em relação à Barragem de Germano, em Minas Gerais, a Samarco informou que: “As estruturas de barragem e de diques encontram-se estáveis. Tais estruturas estão sendo monitoradas em tempo real por meio de radares e inspeções diárias são realizadas pela equipe técnica da empresa. Além disso, estão sendo utilizados drones, escaneamento a laser e a instrumentação geotécnica existente para a avaliação técnica, sendo que para a barragem de Germano, as leituras são automatizadas com aquisição de dados online.

O maciço principal da barragem de Germano está com fator de segurança acima de 1,9. O fator de 1,0 significa que a estrutura está no seu limite de equilíbrio. Umas das estruturas auxiliares, de menor porte, denominada dique de Selinha, apresenta fator de segurança acima de 1,2. A informação do monitoramento e das inspeções indicam que a estrutura está estável apesar de o fator de segurança estar abaixo do mínimo recomendado pela norma brasileira (NBR13028), em condições normais de operação.

Como medidas de segurança adicionais, iniciamos trabalhos preventivos de reforço na base do dique de Selinha, com o objetivo de elevar seu coeficiente de segurança.”​​​​​​​​​​