No fim de semana após o acidente, Vale inspeciona 115 de suas barragens
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

No fim de semana após o acidente, Vale inspeciona 115 de suas barragens

28/12/2015 15:00

Após o rompimento da barragem de Fundão, a Vale realizou, no último fim de semana, uma verificação detalhada das condições estruturais de 115 das barragens mais relevantes da empresa. Na inspeção, foram vistoriados os seguintes componentes: acessos, reservatórios, cristas, bermas, taludes, drenagem superficial, sistema de drenagem interna, ombreira e sistema extravasor. Nenhuma alteração foi detectada. Nos próximos dias, estarão concluídas as inspeções de todas as barragens da Vale.

Dezoito profissionais de geotecnia da empresa, além de equipes em escritórios da Vale, atuaram de forma emergencial no último fim de semana, contribuindo para a agilidade dos resultados das inspeções. A Vale reforça que, além de aplicar as melhores práticas pertinentes à manutenção de suas barragens, suas estruturas são auditadas por consultorias externas especializadas. Toda a legislação aplicável é observada e rigorosamente cumprida.

A Vale reforça que está, desde as primeiras horas, ao lado da Samarco, mobilizada, para prestar apoio incondicional a todos os afetados pelo lamentável acidente. “Evidentemente, jamais poderemos voltar ao passado e recuperar as vidas perdidas neste triste episódio, mas não vamos medir esforços para ajudar a reconstruir a história de cada uma das pessoas afetadas, assim como recuperar o meio ambiente. Para nós, da Vale, ‘a vida em primeiro lugar’ é um valor primordial”, afirma o diretor-presidente Murilo Ferreira, que esteve em Mariana nas primeiras horas de sábado, dando todo o apoio à Samarco e às equipes da Vale envolvidas nas ações.​​​