Ações de melhoria da turbidez da água mostram resultados
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Ações de melhoria da turbidez da água mostram resultados

12/04/2016 15:00


No último dia 26 de março, a Samarco concluiu as obras de ampliação do Dique S3, uma das estruturas adicionais implantadas pela empresa que integram as diversas ações que vêm sendo adotadas para a redução da turbidez da água que chega ao Rio Doce.

 O dique é o terceiro de uma estrutura que funciona em sistema. À medida que os sedimentos se depositam em cada um dos reservatórios, a água segue mais clarificada. O reservatório do Dique S3 possui um volume útil de 2,1 milhões de m3, o S2 de 45 mil m3 e o S1 de 15 mil m3.

 Os diques são estruturas temporárias de retenção somente de sedimentos, não de água, e foram construídos com blocos de mina durante o período chuvoso. Outras estruturas definitivas serão ainda implantadas durante o período seco.

 Além dos diques, entre as medidas adotadas pela Samarco constam, ainda, a recuperação dos afluentes que desaguam nos rios Gualaxo do Norte e Carmo; a revegetação das margens dos rios e afluentes do Doce através do plantio emergencial de gramíneas e leguminosas nas áreas impactadas; e a dragagem dos rejeitos retidos no lago da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), em Santa Cruz do Escalvado (MG).

 A implementação do novo dique já mostra resultados. O principal indicador desse processo são os resultados de medição de turbidez, que indicam melhoria significativa da água, atingindo valores abaixo do limite legal de 100 NTU na saída do Dique S3. “É preciso deixar claro que essa turbidez pode variar, dependendo de vários fatores, sendo o principal deles a ocorrência de chuvas na região”, informa Márcio Perdigão, gerente geral de Meio Ambiente da Samarco.

 Todas estas ações são apresentadas, discutidas e aprovadas junto aos órgãos ambientais competentes em reuniões periódicas que têm sido realizadas pela empresa desde o acidente com a barragem de Fundão.​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​