Rio Doce tem quase 3 milhões de m² de margem revegetados
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Rio Doce tem quase 3 milhões de m² de margem revegetados

26/02/2016 11:00

Em paralelo às iniciativas de reparação socioeconômica, a Samarco tem desenvolvido uma série de ações ambientais. Com o objetivo de promover a melhoria nos níveis de cor e turbidez dos cursos d’água afetados, já foram revegetados quase 3 milhões de m2 – equivalente a 406 campos de futebol – das margens dos rios Gualaxo e Doce, entre Mariana e a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada entre as cidades de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Esta etapa do trabalho promove a melhoria das condições do solo e possibilita ações futuras de recuperação do solo, minimização de dispersão de poeira e auxilia na contenção de sedimentos para os cursos d’água.

Confira o antes e depois




Rio Doce tem quase 3 milhões de m² de margem revegetados

No plantio, foi semeado um mix de sementes de gramíneas e leguminosas, espécies de recobrimento rápido da área, que contribuem para evitar a erosão. Estas plantas auxiliam, ainda, na melhoria das condições químicas, físicas e microbiológicas da lama, preparando a área para as ações definitivas de recuperação.

Em fevereiro, foi iniciada a segunda etapa desta revegetação, com mais 600 hectares, que receberão o mesmo mix de sementes, e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em cerca de 90 dias.