Samarco apoia Prefeitura de Linhares no resgate de peixes
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Samarco apoia Prefeitura de Linhares no resgate de peixes

01/02/2016 12:00

Uma equipe de biólogos foi enviada à cidade de Linhares nos dias 27 e 28 de janeiro pela Samarco para apoiar a prefeitura no resgate de peixes que ficaram represados em um trecho do Rio Doce. Caminhões pipa com um volume total de 240 mil litros de água também foram deslocados de Colatina para estancar a mortandade de peixes identificada devido às mudanças climáticas no local nos últimos dias.

As chuvas da última semana provocaram uma cheia no Rio Doce, de modo que alguns peixes ficaram represados em um trecho entre a Lagoa Terra Alta e a barragem construída em um canal que liga o rio à lagoa de mesmo nome. Com o fim das chuvas nesta semana, a água baixou no trecho represado, o que provocou a diminuição na oxigenação da água, ocasionando a mortandade de alguns peixes.

A Samarco, então, atendeu uma solicitação da Prefeitura e, em caráter emergencial, enviou ao local biólogos da empresa Bioma para transposição dos peixes do trecho represado para a lagoa Terra Alta e remoção dos peixes mortos. Um acesso foi feito no local para que os peixes pudessem se deslocar para o Rio Doce. Em paralelo, os caminhões pipa ajudaram a mitigar a situação de forma imediata.

A barragem foi construída pela Prefeitura, com apoio da Samarco, para evitar que a água do Rio Doce invadisse a Lagoa Terra Alta.

A Bioma é uma empresa contratada pela Samarco para fazer o monitoramento e coleta de peixes ao longo de toda a bacia do Rio Doce no Espírito Santo.

​​​​ ​​