Turbidez do Rio Doce atinge patamar abaixo de limite do Conama
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Turbidez do Rio Doce atinge patamar abaixo de limite do Conama

20/04/2016 18:00


Com as ações realizadas pela Samarco, somada com a redução das chuvas, o monitoramento de qualidade da água vem indicando redução significativa nos níveis de turbidez nas últimas semanas. No início de abril, os valores foram inferiores ao limite de 100 NTU estabelecido pela resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ao longo de todo o trecho entre Governador Valadares (MG) e a foz, em Regência (ES).

A mesma tendência de redução da turbidez é observada no trecho da Bacia do Rio Doce entre o vale de Fundão e Governador Valadares, onde estão sendo registrados os menores níveis de turbidez desde o rompimento da barragem. Os dados são levantados a partir dos pontos de monitoramento da água que a Samarco dispõe ao longo dos rios, e são reportados periodicamente aos órgãos competentes.

Esses resultados são devidos as diversas ações que vêm sendo realizadas pela Samarco para conter o aporte de sedimento na água dos rios da bacia do Rio Doce, que incluem a revegetação das margens de rio impactadas pelo rejeito, implantação de diques de contenção dos

​​​​​​​​​