Avanço socioeconômico
Comando para Ignorar Faixa de Opções Ir para o conteúdo principal

Avanço socioeconômico

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua é um compromisso da Vale. As iniciativas sociais e ambientais são planejadas e executadas com base em diagnósticos e nas necessidades de cada localidade. Essas prioridades são identificadas por meio de uma relação de diálogo e parceria com as comunidades e o governo.

A cidade de Canaã dos Carajás cresceu exponencialmente com a mineração. O município lidera o ranking do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Pará, à frente da capital do estado, Belém, e de outras como Manaus, Salvador e Maceió.

Durante o pico das obras:

+ de 40 mil

trabalhadores

Na fase de operação da mina:

2,6 mil

empregos diretos

7 mil

empregos indiretos

O IFDM em Canaã dos Carajás

infografico ifdm

Melhorias sociais

Projeto de Apoio à Ampliação da Oferta de Energia

A partir de uma parceria entre a Vale, as Centrais Elétricas do Pará e a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, foram construídos 69 quilômetros de linhas de transmissão, além de duas subestações, uma em Parauapebas e outra no município de Canaã.

Projeto de Apoio À Elaboração do Plano de Segurança

A Vale firmou um convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública voltado à estruturação de um complexo para atendimento ao cidadão, formado pela Universidade Integrada Pró Paz, pelo Espaço Pró Paz e por um posto avançado do Corpo de Bombeiros.

Projeto de Atenção à Saúde Básica

Desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás, o objetivo do projeto é prevenir a mortalidade e morbidade infantil. A iniciativa contempla capacitação e formação de agentes de saúde, ações de fortalecimento da gestão municipal e campanhas junto à comunidade.

Pacto pela Melhoria da Educação Pública

A Vale apoiou a reforma e construção de escolas em Canaã dos Carajás, além do aprimoramento dos profissionais de educação. O investimento em infraestrutura incluiu a construção de duas escolas com capacidade para 600 estudantes e reformas ou adequações em outras 20 instituições.

Programa de Formação Profissional

O programa tem como objetivo formar jovens para o primeiro emprego, com foco em atividades operacionais próprias da Vale. Do total de trainees formados nos 12 cursos de capacitação ministrados pelo Senai, mais de 90% foram contratados pela empresa.

Plano de Saneamento Básico

A Vale forneceu assessoria técnica especializada e colaborou para a capacitação de cerca de 150 servidores municipais e 50 lideranças comunitárias. Com o plano pronto, o município conseguiu captar recursos públicos para realizar as obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade.

Van itinerante

Nas obras do ramal ferroviário, foi criada a iniciativa de uma van itinerante. Ela circulava por 10 comunidades em áreas próximas ao empreendimento, levando informações sobre o projeto e fazendo campanhas de saúde, segurança e educação ambiental e no trânsito. A van também recebia e dava retorno sobre as demandas e questões levantadas pela população.

Meio ambiente

2,2 mil hectares de áreas degradadas pela atividade pecuária estão em recuperação.

A empresa promove ações educativas de restauração florestal em comunidades rurais.

300 milhões de toneladas métricas de finos de minério de ferro não serão descartados como rejeitos.

curiosidade S11D