Infraestruturas públicais e sociais

Infraestruturas

Infraestruturas públicais e sociais

  • cateme clinica noite



    Clínica da Noite

    A Clínica da Noite é um hospital criado para atender a grupos de risco ao HIV/SIDA em Moatize. ​A construção da clínica resultou de uma parceria público-privada entre a Vale e o Governo de Moçambique na luta contra a doença na região.

    Na clínica, grupos mais expostos ao HIV/SIDA, tal como camionistas de longo curso, recebem aconselhamento e testagem volutaria para o HIV bem como tratamento a doenças sexualmente transmissíveis.​

  • cateme casa mae espera


    Casa Mãe Espera de Cateme

    Em Fevereiro de 2014, foi concluída na localidade de Cateme a construção de uma casa destinada a hospedar gestantes provenientes de regiões distantes do centro de saúde e seus acompanhantes.

    Designada Casa Mãe Espera, esta infraestrutura permite que mulheres grávidas aguardem em segurança o dia do parto. O Centro de Saúde de Cateme conta igualmente como uma ambulância doada pela Vale.

  • cateme represas



    Construção de represas em Cateme

    Para aumentar a quantidade de água disponível para consumo humano, cultivo e consumo animal, a Vale capacitou, em 2013, a população de Cateme em técnicas de construção e maneio de represas agrícolas.

    As represas foram edificadas no rio Mualadzi nas imediações de Cateme, no distrito de Moatize. Estas têm garantido o aprovisionamento de água na comunidade para diversas actividades.

  • sistema agua cateme

    Sistema de abastecimento de água de Cateme

    Construímos um sistema de abastecimento de água para garantir o aprovisionamento de água a comunidade de Cateme.

    Constituído por um depósito elevado com capacidade para armazenar até 500 metros cúbicos água, ligado a uma de rede de 17 fontanários públicos, este sistema integram ainda quatro poços de captação de água e 11 quilómetros de tubulação para adução e distribuição da água.

  • cateme estrada nova



    Asfaltagem de vias de acesso

    A Vale asfaltou a estrada que liga a localidade de Cateme à Estrada Nacional nº7 (N7). A obra consistiu na pavimentação de mais de oito quilómetros de via, construção de duas pontes e sistemas de drenagem ao longo das estradas.

    Esta acção tem como objectivo desenvolver as infraestruturas públicas e melhorar o acesso das comunidades locais aos serviços públicos mais importantes.

  • moatize centro desportivo cateme

    Centro Desportivo 25 de Setembro

    Infraestrutura moderna, orçada em mais de 5 milhões de dólares americanos, o Centro Desportivo 25 de Setembro compreende campo de relva sintética, pista de atletismo, arquibancadas, balneários e salas multiuso para a prática de actividades desportivas, educativas e culturais. O campo de jogos tem as dimensões oficiais mínimas estipuladas pela FIFA para a prática do futebol.
    Promover a massificação do desporto, no âmbito da estratégia do Governo de assegurar para os jovens momentos de lazer, ocupação salutar dos tempos livres e padrões de saúde elevados é o objectivo da construção dessa infraestrutura que acolheu parte dos jogos escolares nacionais de 2013.

  • cateme linhas electricas

    Electrificação de Cateme

    O processo de electrificação da vila de Cateme, situado a cerca de 60 quilómetros da cidade de Tete, compreendeu a construção de 30 quilómetros de rede de baixa tensão e mais de quatro quilómetros de rede de média tensão.

     Iniciada em Agosto de 2012, a empreitada incluiu a montagem de três transformadores e a implantação de cerca de 900 luminárias, numa extensão de 30 quilómetros de arruamento dentro da vila.

    Realizada ao abrigo do memorando de entendimento entre a Vale e o Governo da Província de Tete, a electrificação da vila aumentou a qualidade de vida na localidade. Hoje a comunidade tem acesso a formação em período pós-laboral, a melhores cuidados de saúde e a novas oportunidades negócio para o aumento da renda familiar.

  • cateme mercado



    Construção de Mercado de Cateme

    Como parte do fortalecimento da cadeia de valor do negócio agropecuário, a Vale construiu um mercado na localidade de Cateme. A infra-estrutura compreende um alpendre, balneários, fossa séptica, dreno, vedação e fontanário no interior do estabelecimento comercial.

    A construção deste mercado visa incentivar o aumento do volume do comércio na região, especialmente de produtos agropecuários produzidos em Cateme, e garantir que o mesmo é realizado respeitando as condições de higiene e segurança dos consumidores.

​​​​​​