Programas de apoio ao auto-sustento

Programa de fomento ao auto-sustento

senhora no plantio

Este projecto, que está a decorrer desde 2012, na região de Cateme, em Tete, tem o objectivo de garantir a segurança alimentar das famílias e comunidades. Para isso, a Vale apoia a rede de extensão agrária local, através da disponibilização de técnicos, sementes melhoradas, adubos e pesticidas.

Entre 2012 e 2013, este programa beneficiou todas as 750 famílias de Cateme, mas​ as campanhas de sensibilização da comunidade continuam a decorrer para garantir a continuidade dos ciclos de produção agrícola.

As principais culturas são: milho, mapira, feijões, abóbora e hortículas diversas.





infografico

Programa de plantio de árvores de fruto

Este programa tem um duplo objectivo: melhorar a dieta alimentar dos habitantes de Cateme, facilitando e promovendo o acesso a fruta de qualidade para consumo, e arborizar a vila através da criação de espaços verdes. Para isso, foram distribuídas entre as famílias mais de 16 mil mudas de árvores de fruta como litchis, mangueiras, laranjeiras, abacateiros, cajueiros, entre outras espécies adaptadas ao clima da região. As árvores foram plantadas nos quintais das casas melhorando a harmonia paisagística.

A fruta é rica em vitaminas, minerais e fibras, bem como micronutrientes essenciais que fazem dela um bem importante para a saúde. Dentre outras vantagens, o consumo regular de fruta previne vários cancros, evita problemas cardio-vasculares e tem benefícios sobre a flora e o trânsito intestinal.

Para garantir o sucesso do programa, a Vale organiza actividades de sensibilização alertando para a importância da rega. Até ao momento a percentagem de sobrevivência das plantas é de 78%.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ ​​​