Capacitação técnico-profissional

​​

Curso de corte e costura e empreendedorismo feminino

A Vale financiou um curso de corte e costura e empreendedorismo feminino. Este curso teve como objectivo qualificar mão-de-obra local, para responder a crescente demanda por bens e serviços na região, e incrementar a renda familiar das comunidades.

Participaram desta formação 80 mulheres provenientes de vários bairros da Vila de Moatize, incluindo o bairro 25 de Setembro, para onde foram transferidas algumas das famílias provenientes da concessão mineira onde a Vale extrai o carvão mineral. As participantes foram capacitadas nas áreas de corte e costura e gestão de pequenos negócios.

A formação em corte e costura esteve centrada na confecção de produtos apreciados no mercado local e regional. Após o curso, 20 das participantes formaram uma associação onde aplicam os conhecimentos adquiridos.


Curso de empregados domésticos e hotelaria

Em Fevereiro de 2014, formamos 200 moradores da Vila de Moatize em cursos profissionalizantes de hotelaria e empregados domésticos. A lista de participantes incluiu moradores de vários bairros da região, tal como o bairro 25 de Setembro.

As aulas foram ministradas por instrutores de uma empresa local, vocacionada na formação técnico-profissional. Com o objectivo de proporcionar aos formandos um ambiente de formação equipado com condições de trabalho próximas da realidade profissional, duas unidades hoteleiras da região disponibilizaram gratuitamente as suas instalações e o seu pessoal.

Durante a formação, os instruendos foram capacitados nas áreas de saúde, higiene, segurança, arrumação de domicílios, confecção de alimentos, jardinagem, assistência a menores e a idosos bem como ética e deontologia profissional.


Cursos profissionalizantes

Formamos, em 2012, mais de 100 pessoas em áreas como corte e costura, serventes de mesa, pedreiro e electrecista no âmbito da promoção ao empreendedorismo e autossustento. O objectivo destas formações é promover a mão-de-obra local e garantir a disponibilidades de bens e serviços para atender a crescente demanda na região.

Esta iniciativa resulta de um Memorando de Entendimento firmado entre a Vale e o Governo da Província de Tete.