Vale reforça identidade cultural em Tete através do lançamento do livro de estórias Padawa Padawa

Sobre a Vale

08/05/2019

Vale reforça identidade cultural em Tete através do lançamento do livro de estórias Padawa Padawa

Com o intuito de deixar um legado através da promoção do patrimônio cultural a Vale em parceria com a Rádio Moçambique realizou no dia 03/05, na sala de conferência do hotel Moatize, o evento de lançamento do livro Padawa Padawa, fruto da compilação de diversas estórias contadas por membros das comunidades locais do distrito de Moatize.
Padawa Padawa que na língua portuguesa significa “era uma vez”, é o nome dado ao programa que que iniciou em 2017 com a realização   de fóruns de diálogo e através do mesmo mais de 23 comunidades receberam o programa.

 Neste período cerca de 13 mil pessoas beneficiaram-se de momento de aprendizado através de contos tradicionais. O livro que contou com a realização da Rádio Moçambique – Delegação de Tete, contém 104 contos carregados de emoções

Na ocasião o secretário permanente do distrito de Moatize, Tiago José Mária Mandere, afirmou que, “a concentração de vários contos nessa obra faz nos sentir que a cultura local está sendo valorizada e a iniciativa vem responder ao plano quinquenal do governo, na valorização da cultura”. Segundo, Mandere testemunhar esse lançamento é o cumprimento daquilo que são os objetivos do governo.

Um dos contadores de estórias presente no evento, da comunidade 1º de Maio, Domingos Roia, disse que, “quando recebemos esse programa, sentimos que devíamos participar para elevarmos os contos passados pelos nossos avós de modo a que elas estejam preservadas”.

O gerente executivo da área de Desenvolvimento Local, Marco Froes, saudou o esforço de cada um dos intervenientes na organização, coordenação e publicação da obra, “regozija-nos constatar que esta obra que hoje foi lançada, para além de promover a preservação do património cultura, ela traz consigo, lições de moral, que vão passar de geração em geração ​​


Vale reforça identidade cultural em Tete através do lançamento do livro de estórias Padawa Padawa