Vale apoia transferência de rinocerontes para reservas ambientais no Malawi

Sobre a Vale

14/11/2019

Vale apoia transferência de rinocerontes para reservas ambientais no Malawi

imagem de mapa que mostra trajetória dos rinocerontes
Mapa mostra a jornada dos rinocerontes. Fonte: African Parks

Desde a última quarta-feira (13), o Malawi é a casa de 17 rinocerontes negros que vieram da África do Sul. A ação de transporte internacional destes animais é uma das maiores realizadas até hoje. Ela é fruto da assinatura de um memorando de entendimento entre a Vale e o African Parks Malawi, e contou com apoio de instituições como WWF, Save the Rhino e KZN Wildlife.

Os rinocerontes negros, espécies ameaçadas de extinção, foram levados para o país para povoar e contribuir para o equilíbrio do meio ambiente. Atualmente, há menos de 5.500 animais desta espécie na natureza, por isso levá-los para áreas de preservação ambiental é também essencial para garantir sua sobrevivência.

Os rinocerontes foram soltos nos parques de Majete e Liwonde, que ficam em regiões próximas à ferrovia da Vale no Malawi. A partir deste momento, eles serão intensamente monitorados pelos parques para garantir sua saúde e adaptação adequada ao novo ambiente. As medidas de proteção incluem monitoramento aéreo, patrulhas terrestres e tecnologia de rastreamento em tempo real, 24 horas por dia.

Além de serem mais uma atração turística, esses animais contribuem com o ecossistema local, que estava carente destas espécies.

Investimento em sustentabilidade na África

Além do transporte dos rinocerontes, a Vale contribui ativamente com o a preservação na natureza e com o desenvolvimento da comunidade local. A empresa investe em manutenção de estradas e acessos, em construção de cercas (para impedir que os animais acessem áreas que possam apresentar algum risco), além de dar continuidade a programas de geração de renda com foco em apicultura, que incluem capacitação e aquisição de equipamentos e materiais para a atividade. Estes programas oferecem à comunidade a oportunidade de se beneficiar da proximidade com reservas naturais, sem precisar explorar os recursos dela como fonte de renda.

Nosso objetivo é conseguir prover oportunidades para que as comunidades próximas à Vale tenham uma qualidade de vida melhor, por meio da geração de renda sustentável, além de ajudar com a preservação ambiental na região”, explica o gerente regional de Sustentabilidade África, Marco Froes.

Confira imagens da chegada dos animais

imagem do rinoceronte em cercado
imagem de homens que ajudam a colocar rinoceronte em compartimento para transporte
imagem de rinoceronte sendo libertado do compartimento para transporte na reserva natural
imagem de compartimento do rinoceronte em avião

Vale apoia transferência de rinocerontes para reservas ambientais no Malawi