Vale incentiva ao aumento de compras locais

Sobre a Vale

07/03/2014

Vale incentiva ao aumento de compras locais

Sob o lema “Conteúdo Local Gerado pela Movimentação da Cadeia de Valores”, a Vale reuniu, na primeira semana de março, em Maputo, algumas empresas fornecedoras de bens e serviços e instituições governamentais relacionadas, com vista a trocar experiências e discutir possibilidades de sinergias em prol do aumento das compras locais, através da movimentação da cadeia de valor e geração de crescimento para a economia.

António Macamo, Director do CPI – Centro de Promoção de Investimentos, considerou os resultados do evento excelentes, na medida em que foi possível reunir diferentes empresas que estão envolvidas na cadeia de produção da Vale, com iniciativas similares no âmbito do conteúdo local. Por outro lado, referiu, um evento desta natureza permite a troca de experiências entre as empresas e o Governo, que é parte interessada no desenvolvimento de fornecedores, de modo a que projectos grandes, como o da Vale, tragam um real impacto à vida das pessoas e à Economia.

Este evento, enquadra-se no compromisso da mineradora Vale de promover o desenvolvimento sustentável e disseminar a responsabilidade económica, social e ambiental na cadeia produtiva e, especificamente, num rol de iniciativas que visam divulgar as diversas acções em prol do conteúdo local, bem como disseminar o compromisso ao longo da cadeia de valor.

Por parte da Vale, André Gustavo, Gerente de Suprimentos, manifestou a sua satisfação ao perceber que “foi possível ver o quanto fornecedores de bens e serviços estão a contribuir para o conteúdo local, a identificar oportunidades de sinergias, bem como, a abraçar o desafio lançado com vista a criar maior envolvimento entre elas”. De referir que a empresa Vale tem buscado contratar fornecedores locais, como também, procurado a mobilização de fornecedores através de parcerias, entre outras iniciativas com vista a promoção do conteúdo local.

Por seu turno, Francisco J. Ferreira Santos, Administrador-CEO da JFS Técnica Industrial, disse que o encontro foi positivo na medida em que foi possível trocar experiencias e conhecer a visão da Vale sobre um tema que é cada vez mais importante como é o “conteúdo local”. Como sugestão, ele referiu que seria bom que as ideias compartilhadas dessem lugar a resultados práticos de mais valia para as empresas.

Este foi o sentimento espelhado em Mia Temporário, Directora de Desenvolvimento de Negócios da Escopil, que também participou do evento, e que considerou esta uma saudável abertura para o empreendedorismo no país, principalmente em outras províncias, onde “sentimos falta deste tipo de diálogo e preocupação em promover o fornecedor local”, concluiu.​


Vale incentiva ao aumento de compras locais