Iniciativas

​​Preservação da flora

A Vale produz mais de 90 mil mudas de plantas locais em dois viveiros localizados em Tete e Nacala. Nestes espaços, técnicos especializados preservam plantas da flora nativa que irão garantir o respeito pela natureza ao longo do nosso processo produtivo e também incentivar o plantio de árvores e a preservação da flora regional.

Na sequência de um estudo detalhado sobre a flora e a fitossociologia destas regiões, todas as espécies são estudadas e catalogadas e as sementes utilizadas para a reprodução das plantas em viveiros.

Na área de implantação da Mina de Carvão de Moatize foram identificadas e reproduzidas espécies importantes como a Bauhinia Thonigii, conhecida como chitimbe, ou a Ziziphus Abssinica, vulgarmente identificada como maçanica. Outra iniciativa que faz parte deste programa passa pela doação de mudas e pela formação das comunidades locais em técnicas de cultivo e tratamento de árvores. Até 2013 mais de 12 mil mudas foram doadas às comunidades, escolas e instituições de Tete e Moatize.

Em Nacala-a-Velha, onde esta em curso o projecto de construcção do porto de Nacala-á-Velha, estamos também a implementar um programa de enriquecimento do mangal. O projecto passa pela recolha de sementes e mudas para reflorestamento das zonas de mangue e pela criação de condições que permitam o seu desenvolvimento natural e autónomo. O mangal é um importante habitat de peixes e mariscos sendo usado como local de reprodução por várias espécies marinhas. A saúde do mangal tem também impacto directo na pesca e na vida das comunidades.


Preservação da fauna

A produção mineira é realizada em áreas ricas em biodiversidade. Por isso, e para garantir o equilíbrio entre a natureza e a nossa actividade, monitorizamos permanentemente a fauna e a flora das regiões onde actuamos.

Os nossos técnicos especializados em fauna fazem o reconhecimento dos diferentes habitats transportando e introduzindo os animais das nossas áreas de operação em ambientes adequados ao seu desenvolvimento. Após a reintrodução, fazemos um acompanhamento permanente dos animais para garantir a sua adaptação ao novo habitat.


Para reafirmar o seu compromisso com o Meio Ambiente, a Vale publicou dois livros sobre a fauna e a flora das regiões onde está presente em Moçambique. ´´Miti: Árvores do Projecto Carvão Moatize´´ e ´´Fauna do Complexo Industrial de Moatize´´ apresentam as espécies animais e florestais da nossa área de concessão mineira e falam sobre a importância da preservação ambiental.

As obras, produzidas por uma vasta equipa de profissionais moçambicanos, reúnem fotografias de mais de 110 espécies animais como aves, répteis, peixes e insectos e cerca de 50 espécies de árvores e plantas.

​​​