Formação profissional

Iniciativas

Formação profissional

Desde 2010, foram já formados mais de mil jovens moçambicanos em áreas técnico operacionais como operação e manutenção de equipamentos de mina, locomotivas e fábrica de processamento de carvão.

Estas formações enquadram-se na preocupação da Vale com a qualificação da mão-de-obra local para responder às necessidades do negócio da mineração e logística. O objectivo é garantir que os formandos adquiram conhecimentos teóricos e práticos e possam desempenhar as suas funções com maior segurança e assertividade.

Outra preocupação da Vale é integrar jovens das comunidades vizinhas nas suas unidades operacionais dando-lhes oportunidade de carreira e desenvolvimento profissional. Neste contexto, 25 dos aprendizes que integraram os cursos de operação de equipamentos de mina são provenientes do bairro vizinho de 25 de Setembro e 23 da vila de Cateme, ambos na província de Tete. E seis destes jovens de Cateme fazem parte da primeira turma a terminar a 12ª classe na Escola Secundária da mesma localidade construída pela Vale no âmbito das suas acções de responsabilidade social.

Para integrarem estes programas de formação profissional, os candidatos são submetidos a exames de português e matemática e a avaliações médicas, psicotécnicas e psicomotoras. O processo termina com a realização de entrevistas de selecção. Apenas os aprovados em todas estas etapas são seleccionados. Os cursos decorrem em Moçambique e no Brasil e têm uma duração de 15 a 18 meses. ​

​​​