Negócios

Mina Moatize

Onze milhões de toneladas por ano: é a capacidade instalada actualmente de produção de carvão da mina de Moatize, na província de Tete. Para melhor responder à demanda de processamento de carvão, a Vale investiu na construção da maior central de enriquecimento de carvão do país.

A Mina Carvão Moatize produziu em 2013 cerca de 4 milhões de toneladas de carvão

Expansão da mina

Para aumentar a capacidade de produção de carvão da mina para 22 milhões de toneladas anuais, que representa a sua capacidade máxima, estamos também a investir na Expansão da mina de Moatize.

Em 2013, a Vale atingiu 14 milhões de homem/hora sem registo de acidentes de trabalho. Este projecto deve estar concluído até finais de 2015.

Chipanga: Um carvão de classe mundial

Experimentado globalmente, com grande êxito, Chipanga é a marca de carvão de classe mundial produzido pela Vale na maior mina a céu aberto em Moçambique, a Mina de Moatize.

A marca “Chipanga Premium HCC”, tem baixo valor de humidade total que resulta em ganhos significativos no processo de coqueificação. É usado como fonte de energia nas indústrias, para produzir ferro, aço e cimento.

O carvão de Moatize está bem posicionado internacionalmente para abastecer, com custo competitivo, os mercados globais da Ásia, Europa e ainda o Brasil.

Mineração Sustentável

A Vale é uma mineradora preocupada com o ambiente e com a sustentabilidade dos seus negócios. Além de investir em alta tecnologia nas operações como forma de causar o menor impacto ao ambiente, a mineração e a recuperação das áreas mineradas ocorrem de forma simultânea.

O programa de revegetação das áreas mineradas é reforçado com o plantio de mudas de árvores nativas como forma de devolver o terreno ao seu habitat original. Paralelamente, a Vale reaproveita cerca de 80 por cento da água utilizada na usina no processo de beneficiamento do carvão.

A Vale adopta ainda tecnologia de ponta para antecipar e controlar possíveis emissões atmosféricas de partículas respeitando integralmente os requisitos legais. Conheça mais em iniciativas de gestão ambiental.

​​